O Município de Vila Velha de Ródão, na pessoa do seu presidente, Luís Pereira, entregou na sexta-feira, dia 23 de outubro, o projeto de requalificação e ampliação da capela mortuária de Alfrívida à Junta Freguesia de Perais.
O projeto foi elaborado pelos serviços técnicos do município e contempla a requalificação do atual edifício onde funciona a casa mortuária e a sua ampliação, passando o espaço a ser constituído por três volumes: um central, de maior grandiosidade, que corresponde ao edifício atual que se pretende conservar, e dois volumes laterais, que serão duas construções totalmente novas e em perfeita simetria no alçado principal.
Para além da criação, na sala principal, de um espaço central para a urna, que será ladeado por seis cadeirões disponibilizados para as pessoas mais próximas, e de bancos corridos para todos os que pretenderem permanecer e velar o corpo, o projeto inclui também a construção de instalações sanitárias e de uma pequena sala para suporte a algumas comodidades, tais com chá e café. No lado oposto, foi previsto um pequeno alpendre, de posição mais reservada, para todos aqueles que não pretenderem manter-se no interior do edifício.
O espaço exterior será pavimentado e devidamente reajustado para garantia à acessibilidade por parte de pessoas com mobilidade condicionada. O acesso será efetuado a partir do alpendre, que será servido por uma rampa com inclinação de 6%.
Esta é uma obra que tem um valor previsto de 87 mil euros e era solicitada há muito tempo pela população, vindo dar mais dignidade à capela mortuária de Alfrívida e conforto às pessoas que ali se deslocam durante os velórios e missas.
Fonte: CMVVRódão