A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, celebrou o seu 11.º aniversário no dia 19 de setembro, data que marcou também o início de mais uma edição do encontro “Poesia, Um Dia”, uma iniciativa que teve como convidados da residência literária os poetas Cláudia R. Sampaio, António Poppe, Henrique Manuel Bento Fialho e o artista plástico Pedro Barateiro.
Organizado há oito anos consecutivos pela BMJBM, a edição deste ano do encontro literário teve início no final da tarde de quinta-feira, 19 de setembro, com a abertura da Naturágora, um espaço verde aberto ao diálogo, situado junto ao Cais do Tejo, onde os poetas convidados se juntaram ao público.
A ocasião foi aproveitada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, para agradecer mais uma vez a presença do poeta Jaime Rocha enquanto diretor literário e um dos grandes responsáveis da realização do evento, sublinhando que «o “Poesia, Um Dia” é já um marco no calendário cultural de Vila Velha de Ródão e um momento que aguardamos sempre com muita expetativa».
Para além da leitura de poemas em voz alta, este momento ficou também marcado pela apresentação da iniciativa “Os Lugares da Poesia”, cujo principal objetivo é criar lugares nos quais os textos que, ao longo dos anos, foram sendo produzidos nas residências deste encontro proporcionem aos habitantes de Vila Velha de Ródão e aos turistas uma relação íntima e nova com o território.
O primeiro dia do “Poesia, Um Dia” terminou com um bolo de aniversário e um lanche, em torno dos quais os presentes brindaram a mais um aniversário da BMJBM, um espaço que cada vez mais se caracteriza pela dinâmica com que envolve a comunidade rodense, como o comprovam os quatro clubes de leitura em funcionamento ou os projetos “Vidas e Memórias de Uma Comunidade” e “Poesia, Um Dia”.
O segundo dia do encontro começou com um concerto de cravo, harpa e canto, com Joana Bagulho e Maria Bayley, na Capela de Nossa Senhora dos Remédios, na freguesia de Perais, onde a acústica e a paisagem local, aliadas ao talento das intérpretes, deliciaram o auditório. A iniciativa prosseguiu depois com um jantar e leituras de textos poéticos por Nuno Moura, Jaime Rocha e pelos poetas convidados na Herdade da Urgueira, local que este ano acolheu a residência literária.
O Vale da Sarvinda, em Vila Velha de Ródão, foi o local escolhido para receber o terceiro e último dia do “Poesia, Um Dia”, cujo programa começou com uma visita ao espaço, prosseguiu com um debate sobre a paz e os recursos naturais e terminou com um momento de meditação em torno da poesia de António Poppe.