27.10.19

ÉVORA: Exposição "Objectos sem limites" na Fundação Eugénio de Almeida

Boundless objects [Objetos sem limites]
12 de outubro de 2019 a 29 de março de 2020
Curadoria: Monika Bakke
Centro de Arte e Cultura, Piso 1 
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 
Bilhete conjunto exposições: 2,00 € 
Entrada livre ao domingo e nos dias de atividades paralelas às exposições
O que são os objetos e de que forma ganham existência? Vivos e não-vivos, os objetos nunca são completos, estáveis ou inertes; eles surgem apenas em relações complexas e sempre dentro de contextos específicos. Situada no cruzamento entre arte, filosofia, geologia, ecologia, física e tecnologia, esta exposição tem como objetivo reunir práticas artísticas contemporâneas que questionam o modo como os objetos emergem nas suas constantes transfigurações.
Com obras de:
Ana Leonor Madeira Rodrigues, Ana Rewakowicz, André Sier, Erica Seccombe, Izabella Gustowska, Jennifer Robertson, Kathy High, Marek Wasilewski, Marta de Menezes, Nikolaus Gansterer, Piotr Bosacki e Renata Rosado.
Monika Bakke é Professora Associada no Departamento de Filosofia da Universidade Adam Mickiewicz, em Poznan, na Polónia. Escreve sobre arte e estética contemporâneas, com um foco particular nas perspetivas pós-humanista, transespécie e de género. É autora de Bio-transfigurations: Art and Aesthetics of Posthumanism (2010, em Polaco) e Open Body (2000, em Polaco), coautora de Pleroma: Art in Search of Fullness (1998), e editora de Australian Aboriginal Aesthetics (2004, em Polaco), Going Aerial: Air, Art, Architecture (2006) e The Life of Air: Dwelling, Communicating, Manipulating (2011). De 2001 a 2017, foi editora do jornal cultural polaco Czas Kultury [Tempo de Cultura]. Atualmente, a sua pesquisa está focada nas forças não-vida e em novas articulações da presença mineral em museus de arte contemporânea e de história natural.