12.1.17

HISTÓRIA(S) SEM SENTIDO (2): A Presidência Aberta no Distrito de Portalegre

É uma história (engraçada) e pouco conhecida, esta que partilho, hoje, convosco.
Mário Soares, eleito Presidente da República, em 1986, com o apoio da Esquerda (e muitos sapos “engolidos”) inaugurou o ciclo do que viria a chamar-se “Presidência Aberta”.
Estávamos em finais de 1988, não posso precisar o mês, e numa das reuniões da Assembleia Distrital, órgão supra e inter-municipal e que integrava representantes dos executivos e assembleias municipais do distrito, teve lugar um curioso episódio.
A Assembleia reunia no salão nobre do Governo Civil e minutos antes de a mesma se iniciar, os eleitos da APU – Aliança Povo Unido – que detinha a presidência de três municípios (Nisa, Ponte de Sor e Avis) combinaram, entre si, apresentar uma proposta no sentido de convidar o Dr. Mário Soares, a realizar uma “Presidência Aberta” no distrito. Era uma proposta simples, clara e objectiva, redigida em três tempos e que foi apresentada no Período de Antes da Ordem do Dia.
O que parecia um documento, para ser aprovado em poucos minutos, gerou uma profunda discussão entre os eleitos da APU e do PS, a força maioritária na Assembleia e nos órgãos de poder local no distrito.
A argumentação dos socialistas era variada, desconcertante e com laivos humorísticos. “Que a proposta era inoportuna”, diziam uns. “Que não tinha sido objecto de discussão nos municípios”, contrapunham outros. E, assim se prolongou no tempo, um tema quase inócuo. Percebeu-se, a dada altura, o motivo de tanta celeuma e o desconforto dos socialistas. Queriam ter sido eles, a apresentar a proposta e nunca esperariam que a mesma fosse formulada pela APU. Os eleitos do PSD, justo é referi-lo, mantiveram-se impávidos e serenos, afastados da querela, à espera que a proposta passasse da fase de discussão para a votação. E, alguém de entre nós (eleitos da APU) com mais experiência da política, resolveu de uma penada a discussão.
José Bruno (Vereador PS), Miranda Calha (Deputado PS), Mário Mendes (Presidente da Assembleia Municipal – APU), Mário Soares (Presidente da República) e José Manuel Basso( Presidente da Câmara Municipal – APU). A menina da foto é a Margarida Oliveira.
“Meus amigos, já vimos que o vosso problema não é a proposta em si, mas quem a apresenta. Pois bem, nós abdicamos de ser os únicos proponentes e aceitamos que a Proposta para convidar o Senhor Presidente da República a efectuar uma Presidência Aberta no Distrito de Portalegre, seja apresentada por todos os eleitos nesta Assembleia.
Foi votada e aprovada por unanimidade. Passado algum tempo, lá fomos a Belém, formular, em pessoa, o convite ao Presidente da República. Em Março de 1989, Mário Soares visitou o distrito de Portalegre e esteve no concelho de Nisa, no dia 17, um mês depois da visita de Cavaco Silva, então 1º Ministro, para inauguração do Quartel dos Bombeiros.
Resta referir que a Câmara e Assembleia Municipal eram de maioria APU, no caso do executivo, a primeira de maioria absoluta, resultante de um processo eleitoral (1985) inédito no concelho e cuja história, oportunamente, aqui publicaremos.
40 anos após as primeiras eleições (1976) para o Poder Local Democrático há um acervo de histórias desconhecidas, algumas “saborosas”, que os visitantes do Portal irão conhecer.
Mário Mendes