26.5.13

NISA: Terra Bordada de Encantos, em filme

Catarina: Dulce Barriguinha
Joaquina: Débora Bizarro
Pedro Miguel: João Sousa
Tonho: Camy Ribeirinho
Zabel: Camy Ribeirinho
“Nisa, Terra bordada de Encantos”
Mais do que um trabalho proposto numa ação de formação... Um projeto!
Mais do que um projeto didático... um filme.
Um filme de memórias que retrata a cultura das Gentes de Nisa, com as suas tradições e o seu carisma mostrando desde o Artesanato à Gastronomia não esquecendo todo o seu Património.
É na voz da Catrina, da Zabel, da Jaquina, do Tonho e do Pedro Miguel que damos vida a este projeto e viajamos no tempo e no espaço em busca da Felicidade. A Emigração está muito presente, em quase todas as famílias do Concelho de Nisa de onde partiram e continuam a partir muitos Nisenses à procura de um Futuro mais promissor e sorridente. Será uma viagem como tantas outras já vivenciadas ao longo das décadas por muitas Gentes do nosso Concelho.
O Pedro Miguel é um jovem igual a tantos outros... Filho de pais imigrantes e criado pelos avós em Nisa, é obrigado, também ele, a emigrar, décadas depois, à procura do primeiro emprego.
Nesta viagem, o Tonho, já na “Pré-Retraite”, apresenta sinais de nervosismo devido à idade avançada e perante uma viagem tão longa até Terras de França! A Catrina protagoniza a mãe atenta e dedicada que, acima de tudo, zela pela Felicidade e pelo bem estar dos seus filhos... São memórias, são Saudades daquilo que foi e do que será ainda...