4.5.13

Festival da Paisagem 2013 – Geopark Naturtejo numa promoção integrada para os mercados interno e externo


A Semana Europeia dos Geoparques celebra-se entre Maio e Junho, em zonas rurais de 18 países europeus, em 54 geoparques reconhecidos pela UNESCO. No Geopark Naturtejo celebra-se a Paisagem geológica reconhecida internacionalmente, natural e cultural, de uma enorme riqueza e diversidade que celebriza o encontro entre as montanhas do Centro e a raia da Meseta. São 28 os eventos promovidos pela Naturtejo no âmbito do Festival da Paisagem, entre os dias 17 de Maio e 16 de Junho, apostando nas principais referências da região de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, em termos de turismo de natureza e geoturismo, produtos locais de excelência, sustentabilidade económica e ambiental. Assim, o Festival da Paisagem tem o seu início já no dia 17 de Maio com o novo Festival das Sopas de Peixe de Vila Velha de Ródão, realçando os recursos do Tejo nestas Terras do Oiro. No mesmo dia, decorre o Simpósio Nacional de Biodiversidade e Apicultura, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, que atenta para a necessidade de conservação da floresta autóctone para a manutenção desta actividade económica tradicional. Já em Proença-a-Nova é organizado o Festival da Cereja 2013 de Montes da Senhora, que reúne um conjunto de actividades tradicionais e turísticas que converge num dos festivais mais deliciosos da época. Os percursos na natureza têm o seu início no domingo, dia 19, com uma caminhada na Isna, por entre castanheiros seculares, um percurso a pé “guiado pelo sol”,a partir de Chão de Galego, em Proença-a-Nova, ao longo da Ribeira da Fróia, e a III Rota dos Lagartos, na Lardosa, um percurso de BTT orientado por GPS. Na sexta, dia 24, iniciam-se os programas educativos pelo Geopark no âmbito do Festival da Paisagem, com uma visita sénior ao Parque Icnológico de Penha Garcia, repetindo-se no dia 28 para um grupo bastante mais jovem que vem propositadamente de Cáceres. Nesse fim-de-semana decorre o colorido Festival das Flores da Aldeia de Santa Margarida, para além de um leque diversificado de opções em termos de descoberta das paisagens naturais: o Passeio no Milrico, o percurso pedestre de Vale do Souto, e a VIII GeoRota do Orvalho, um clássico do pedestrianismo português, para além de uma actividade de cicloturismo em Mosteiro, todos em Oleiros, e ainda uma oficina de fotografia organizado pelo Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.
O primeiro fim-de-semana de Junho tem início no dia 31, com o IV Encontro de Sistemas de Informação Geográfica, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, onde se discutirá a aplicação de tecnologias no planeamento, gestão e ordenamento do território. No fim-de-semana é tempo de festivais. A Feira Quinhentista de Oleiros promete mais um sucesso por terras do Padre António de Andrade e o 5º Festival do Borrego do Rosmaninhal celebra a tradição pastoril, que culminará com mais um percurso pedestre de descoberta. O “Gold Fest – Festival da Gandaia do Ouro”, único em Portugal, é realizado pela empresa Casa do Forno entre Salvaterra do Extremo e a antiga mina de ouro romana do Conhal do Arneiro, junto do Tejo. Este festival promete atrair interessados e “profissionais” até às margens dos rios Tejo e Ocreza, com muito ouro e banhos à mistura.
No dia 4, comemorando-se o dia da Rede Europeia de Geoparques, o “Comboio da Educação” trará a Comissão da Educação, Ciência e Cultura directamente da Assembleia da República para o Geopark Naturtejo, com reuniões e visitas em Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, culminando em seminário aberto no Centro de Ciência Viva da Floresta.
O fim-de-semana é alargado em Salvaterra do Extremo entre os dias 7 e 10 de Junho, com a segunda edição do Salva a Terra –  Eco Festival de Música pelo CERAS. Para além de muita música, percursos pedestres, banhos no Erges, workshops e acções de sensibilização ambiental, a exposição “Quando a gente andava ao Menério – o caso de Salvaterra do Extremo” será aberta nos antigos Paços do Concelho e propõe-se uma visita temática sobre a história da exploração de recursos geológicos entre o romano Gorroal da Veiga e a os poços mineiros dos Currais da Arvela. No domingo, dia 9, realiza-se a 3ª Maratona de BTT AlenBTTerra, em Nisa e o 7º Passeio Pedestre “Trilhos do Estreito”, em Oleiros.
A última semana do Festival da Paisagem deste ano inicia-se no dia 12 com a proposta de descoberta das origens da vida no interior das antigas minas de volfrâmio das Fragas do Cavalo, em Oleiros. O Festival do Desporto na Natureza da Zebreira culmina o programa deste ano do Festival da Paisagem – Geopark Naturtejo.
No ano passado, cerca de 80 000 europeus participaram em centenas de actividades realizadas em mais de 35 geoparques. Este ano, e uma vez mais, a Naturtejo faz a promoção do programa do Festival da Paisagem com o apoio da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico de Portugal e da Rede Europeia de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, para o mercado externo.