26.2.13

NISA assinala Dia da Protecção Civil

“O cidadão: primeiro agente de Proteção Civil”
Assinala-se, no próximo dia 1 de março, o Dia da Proteção Civil, instituído por Despacho n.º 6915/ 2008, de 21 de fevereiro, do Ministro da Administração Interna.
O tema definido pela ANPC para realçar no Dia da Proteção Civil em 2013 é: ‘O cidadão: primeiro agente de Proteção Civil’.
Sendo o “primeiro agente de Proteção Civil”, o seu papel não se circunscreve, contudo, às situações de emergência. Há todo um trabalho de preparação e planeamento a desenvolver, junto dos seus familiares, vizinhos e comunidade, com o apoio de entidades locais (juntas de freguesia, serviços municipais de proteção civil, escolas, bombeiros e outras organizações).
Para assinalar a data mencionada vai concretizar-se uma ação de sensibilização que pretende realçar a importância das medidas de prevenção associadas aos incêndios florestais, nomeadamente através da gestão do combustível junto das edificações/habitações.
A iniciativa é promovida pelo CDOS de Portalegre, com a colaboração da Junta de Freguesia de São Matias e com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Nisa, e respetivo Gabinete Técnico Florestal, sendo desenvolvida uma ação no terreno efetuada pela Equipa de Sapadores Florestais de Município de Nisa.
Esta iniciativa será desenvolvida na manhã de dia 1 de março de 2013 (sexta-feira), a partir das 9h30’, na envolvente da Escola Primária da localidade de Chão da Velha, Freguesia de São Matias, Concelho de Nisa (39°34'51.32"N; 7°43'38.88"W).