6.12.12

Farmácia e Escola de Nisa proporcionam passeio de comboio a estudantes


Uma parceria entre a Farmácia Ferreira Pinto e a Escola EB 2,3 de Nisa proporcionou,  a cerca de cinquenta alunos do 5º ano um passeio de comboio e a visita a locais de interesse histórico e militar.

De acordo com Alexandra Marçal, farmacêutica, o passeio decorreu no pasado dia 21 de Novembro e foi muito agradável, pois apesar da ameaça de chuva, o sol fez a sua aparição e contribuiu para o êxito da iniciativa, tendo a viagem de comboio ente Vila Velha de Ródão e Almourol decorrido com grande entusiasmo e animação ou não houvesse entre os participantes 22 jovens que utilizaram este meio de transporte pela primeira vez.
No apeadeiro de Almourol, alunos e professores que os acompanharam tinham à sua espera o major Veríssimo, da Escola Prática de Engenharia e outros militares que proporcionaram uma visita guiada à Escola onde o grupo de visitantes almoçou e tomou contacto com a realidade do Exército Português, tendo a permanência naquele estabelecimento militar sido aproveitada para algumas explicações sobre o rio e a linha de defesa do Tejo, que integrava o castelo de Almourol, a cargo do professor José Joaquim Carmona. Uma aula seguida com muita atenção e participação dos alunos.


 De seguida e sempre acompanhados pelos militares, o grupo rumou até ao castelo de Almourol onde foi feita uma visita, tendo a travessia sido feita de barca, o que agradou a miúdos e graúdos. No final e já o dia estava a acabar e o sol a desaparecer, foi tempo de despedidas e de apanhar o comboio de volta a Vila Velha de Ródão. Ao contrário do que poderia supor-se depois de um dia pleno de emoções, os jovens mantiveram uma grande animação na viagem de regresso, comentando aqui e ali, as espectaculares paisagens que do comboio avistavam sobre o rio Tejo.


Alexandra Marçal mostra-se satisfeita com este 2º Passeio, organizado em parceria com a Escola EB 2,3+S de Nisa, principalmente por ser possível dar a hipóteses a algumas crianças de andarem de comboio, dar-lhes a conhecer "in loco" uma região onde houve acontecimentos importantes da nossa história e tomarem contacto com um estabelecimento militar, situação que alguns só iriam conhecer quando tivessem que se apresentar no Dia da Defesa Nacional, a expressão que substituiu a antiga "tirar sortes", comum no recrutamento militar obrigatório.
in "Alto Alentejo" - 5/12/2012