18.7.12

NISA: Postais do Concelho

A "Dinis Galucha", nome popular por que é conhecida a Senhora Maria Dinis Pereira, é uma mulher de Nisa, uma nizorra.
Dela se diz, com razão ou sem ela, que é isto, aquilo e aqueloutro. Seja. O que ninguém pode ou deve ignorar, é que, por detrás desta artesã nisense, de muitas lidas e andanças, está uma mulher determinada, dinâmica, que ao longo de muitos anos, deu um contributo inestimável para a cultura popular, não só de Nisa, como do Alentejo.
Ensaiou ranchos folclóricos, escreveu versos para composições musicais que passaram a integrar os repertórios desses grupos folclóricos, ensaiou peças de teatro e de revista, numa palavra, dinamizou pessoas e grupos, numa terra e concelho, onde o marasmo parece ter assentado arraiais.
Lembrei-me dela, hoje, após encontrar a foto que, perdida entre centenas de outras, me impediu que este escrito fosse publicado na data que pretendia: 8 de Março.
Se, como dizia o Ary, "o Natal é sempre que um homem quiser", também neste caso, todos os dias são Dias da Mulher e do Homem que constroem, juntos, o caminho de um mundo melhor, mais fraterno e justo. Com ou sem troikas a quererem moldar-nos o destino...
Mário Mendes