10.2.12

A triste solidão dos idosos

DISTRITO COM TRÊS CONCELHOS REFERENCIADOS
Três municípios dos Distrito de Portalegre figuram na lista dos 15 concelhos com maior percentagem de idosos a viverem sós.
O distrito de Castelo Branco lidera com quatro concelhos (Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Oleiros) segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, numa lista que integra os concelhos norte-alentejanos de Gavião, Nisa e Sousel, referindo os que têm a maior percentagem de alojamentos familiares habitados por uma pessoa idosa (com 65 ou mais anos) a viver sozinha.
Gavião é o sétimo município do país com mais idosos a viver sem companhia. No conjunto das 1736 casas habitadas, 21,4 por cento (371 habitações) são habitadas apenas por uma pessoa com mais de 65 anos.
Nisa, em décimo primeiro lugar, tem mais casas habitadas (3210) das quais 20,6 por cento, ou seja, 662, são ocupadas por um só idoso.
Os resultados dos Censos indicam também que o número de idosos a viver sozinhos aumentou 29 por cento em Portugal nos últimos dez anos, uma subida idêntica (28 por cento) à que se registou nos idosos que vivem exclusivamente com outros. O INE indica também que dez por cento dos alojamentos familiares são habitados por uma só pessoa idosa.
Os 15 municípios mais populosos do país apresentam, na generalidade, percentagens mais baixas de alojamentos familiares habitados por uma pessoa idosa a viver só.
O peso relativo destes alojamentos varia entre 14,9 por cento em Lisboa, 13,2 por cento no Porto e 5,6 por cento em Braga e em Guimarães.
- Célia Domingues in “Jornal do Fundão” – 9/2/2012 (adaptado)