23.2.12

António Maria Balbino… um campeão de Nisa!!!

Campeão Distrital de Meio-Fundo 2011 ACD Portalegre
Este nisense com columbofilia nas veias desde 1972 é um grande entusiasta do nosso desporto. Começou como estafeta, como muitos jovens nessa altura. Em Nisa, havia apenas um constatador e os columbófilos serviam-se dos estafetas para levar as anilhas de borracha até ao local onde se encontrava o relógio de controlo.  Era uma tarefa importante porque os estafetas menos velozes podiam perder um primeiro prémio para outro concorrente.
O seu primo João da Cruz pediu-lhe para desempenhar essa tarefa que aceitou de imediato. João da Cruz conseguia boas e bem evidentes classificações e António Balbino, entusiasmado, começou a pensar em formar uma colónia própria, o que fez com a ajuda dos columbófilos de Nisa, tendo sido muito útil a oferta de vários pombos.
Palmarés dos últimos dois anos
 Em 2010 António Balbino fez uma grande Campanha.
Para além de Campeão Distrital, na SC Nisense foi 1º em todas as especialidades e no Geral. Foi também 1º no Pombo Ás do Geral, 1º, 2º e 3º em Pombo Ás Meio-Fundo, 2º Pombo Ás em Fundo e Grande-Fundo.
 O melhor momento desse ano foi quando se sagrou Campeão Nacional na clássica prova de Barcelona.
Em 2011 foi Campeão Distrital de Meio-Fundo e na SC Nisense também foi Campeão de Velocidade e em Meio-Fundo.|
1º Pombo Ás do Geral, 2º Pombo Ás em Velocidade, 2º, 3º e 4º Pombo Ás em Meio-Fundo, para falarmos das classificações mais significativas.
in "Mundo Columbófilo"