22.10.11

OPINIÃO: SOB A INSPIRAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA,

UM ESPÍRITO DE LUZ A MARCAR A 3.ª JORNADA MISSIONÁRIA DE 22 DE OUTUBRO EM NISA... SEM QUERER IMPOR, MAS APENAS LEMBRAR... O CONFORTO E BENÇÃO DA SUA INTERVENÇÃO PARA COM NISA
(Nossa Senhora da Graça,/ Minha Mãe, Minha Madrinha - in quadras tradicionais, fls. 316,Monografia de Nisa, José F. Figueiredo. Ed. da I.N,Casa da Moeda, CMNisa).
Sob a inspiração e valor de Nossa Senhora da Graça, um espírito de luz a marcar o Encontro Missionário de 22 e 23 de Outubro em Nisa, sem querer impor mas apenas lembrar...o conforto e bênção da sua missão de acompanhamento ao povo de Nisa, ontem como hoje.
Prezados conterrâneos, lembrar o espírito de luz de Nossa Senhora da Graça...a Mãe do Senhor na hora deste Encontro Missionário, junto dos homens e mulheres de Nisa, meus irmãos em Jesus ,e na terra que nos viu nascer, parece-nos um elementar dever de consciência.
A missão de Nossa Senhora da Graça é fazer a caridade e o bem.
Valorizemos assim este Encontro à luz da intervenção e bênção da Mãe do Senhor... Nossa Senhora da Graça, nosso consolo e bênção em séculos de história.
A Senhora da Graça acode sempre ao povo de Nisa.
Devotemo-nos a acolher o Encontro, mas esforcemo-nos por reforçar junto desse encontro fraterno... a luz - força, o sinal de intervenção espiritual da Mãe do Senhor... Nossa Senhora da Graça, nossa benfeitora espiritual, recolhamos-Lhe em nosso favor o socorro, o auxílio, a caridade, alevantando forças com Nisa como Norte e destino do Encontro, e assumindo a responsabilidade, o dever do agradecimento do seu amparo ao longo de séculos, acudindo sempre ao povo de Nisa em momentos tão solenes e de dificuldades.
Qual é a sua fisionomia, é tal qual como foi conhecida as suas visitas aos nossos confrades e conterrâneos que naquele tempo chamaram à Mãe do Senhor... Nossa Senhora da Graça, por intervir com seu amparo e graça salvadora.
Ouçamos nos nossos corações a sua presença, em estado de prece, recolhamos os seus alvitres, a Senhora da Graça será, assim o admitirmos ainda em nosso favor, o perfume dos vários tempos do Encontro Missionário, convertendo-o em momento frutuoso em benefício de todos.
Como timoneira da jornada descubramos a ajuda , e proclamemo-la.
Aceitemos a sua ajuda santa e sábia, mestra espiritual do povo nisense, e ouçamos e recolhamos os seus alvitres.
Aqui fica registado o sentimento de não podermos deixar de agradecer esta graça, depois do seu trabalho espiritual para com Nisa, como padroeira espiritual do povo nisense.
A festa exige que se ressalte o seu santo nome, a sua bênção na terra que os nossos antepassados elegeram como devotada a Nossa Senhora da Graça, um espírito de luz na honrosa tradição de Nisa.
(“ Naquele tempo, a festa... grande distância, mau caminho, como o principal pretexto desta acção seja a Festa e não houvesse notícia alguma da sua origem, mandamos que daqui em diante se dê princípio a esta função ordenando-se a procissão da Ermida primeira de Nª Sr.ª com o clero e Senado da Câmara e tudo na forma que, principiando desta vila, se fazia e ainda melhor poderá bem ser, pois ali costuma esperar o povo junto.”- in Monografia de Nisa).
( “A graça foi certamente a causa da fé dos que creram”... ”A graça se originou ali, além do controle humano”... ” Nada em nossa dimensão tempo -espaço contínuo foi causa da sua Graça e nada poderia mudar a mente de Deus agora”.Is.57-15)
João Castanho