6.10.11

NISA: Quando o Cine Teatro cumpria a sua função...

A MORGADINHA DE VALFLOR - ÊXITO TEATRAL POR AMADORES NISENSES
Na semana em que se comemoram 80 anos da inauguração do Cine Teatro de Nisa (9 e 10 de Outubro de 1931) vamos relembrar – no sentido de despertar as consciências mais empedernidas – alguns dos espectáculos que ao longo destas décadas fizeram a “delícia” não só dos nisenses, mas de muitos visitantes.
Viajamos até à noite de 2 de Janeiro de 1947, data em que “a pedido do nosso público de Nisa, por alguns sucesso já confirmados, apresentamos em 2ª Representação o sensacional Drama em 3 actos, de Pinheiro Chagas, obra prima do Teatro Português, A Morgadinha de ValFlor”, lia-se no prospecto de divulgação de uma Récita por Amadores.
Amadores de Nisa como Lúcia Bicho, que interpretava a personagem D. Leonor Coutinho, Lourdes Pinheiro Heitor, Antónia M. Gomes, José Dinis Martins, António Serralha, António Emílio Ramos, Joaquim A. Venâncio, António P. Bento, Joaquim Correia Matias, Júlio Casimiro e ainda muitos figurantes no papel de camponezes, camponezas, criados da casa Valflor.
O programa anunciava ainda “um Grandioso Conjunto”, na “mais sublime e profunda peça do nosso Teatro” que era complementado com “um novo e atraente acto de variedades, em que colaborarão todos os amadores da peça”.
No total eram 32 figuras, a que se juntava o agrupamento musical Troup Jazz “Os Fixes” de Nisa.
A parte técnica estava a cargo de Júlio da Cruz Filipe (Ponto), António Pires bento (Contra Regra), António José Pereira (Caracterizador), sendo o Guarda-Roupa e Cabeleireiras da firma Ferreira & Franco de Lisboa.
Os preços iam dos 9 escudos (camarotes) aos 12 escudos (cadeiras de Orquestra), 8 escudos (Superior), 5 escudos (Balcão) e 4 escudos e cinquenta centavos (Geral).
Resta referir que as representações desta peça de Teatro tiveram casa cheia e foram rodeadas de grande entusiasmo.
Mário Mendes