21.10.11

NISA: Fecho das Extensões de Saúde é crime contra a Humanidade!


A Assembleia Municipal de Nisa reúne hoje, dia 21, em sessão extraordinária para "tratar" dos problemas da empresa municipal Ternisa, uma "novela" que se arrasta há vários anos e cujo desfecho está longe de terminar. Não se sabe em que condições a AM poderá deliberar sobre tão melindrosas questões, sem suporte adequado (a falta de informação é gritante e ilegal) para a tomada de qualquer posição.
A Assembleia Municipal de Nisa - e por que se trata de uma sessão extraordinária - deixará "de lado", julgo que, inconscientemente, a discussão de uma problema, esse sim, que no imediato prejudica de forma séria, brutal - eu diria quase mortalmente - os habitantes do concelho, principalmente os das freguesias a quem a ULSNA, nome pomposo para a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, pretende fechar as Extensões de Saúde. É um crime contra a humanidade, porque fere principíos básicos, fundamentais, como são os dos direitos das populações aos cuidados de saúde. Pior do que isso, são medidas discriminatórias, que atingem as populações mais idosas, com parcos recursos e frágeis condições de mobilidade.
Este seria o problema a discutir e a merecer uma posição enérgica da AM de Nisa. Mas não. Em cima da mesa, estará a manutenção de interesses particulares, o "lavar das mãos" sobre uma situação que desde o primeiro momento foi mal conduzida e agora, tal como a da Valquíria há que, rapidamente, passar para outro "filme".
A saúde das populações está primeiro, mas os eleitos na AM bebem "Água do Vimeiro" e por isso, por que a maioria está longe de Nisa, em cidades onde não falta o essencial, estes problemas podem esperar.
Se calhar, até já estarem "resolvidos" pelos caprichos dos troikanos da ULSNA.
Haja Deus!
Mário Mendes