22.11.24
Pax Julia em Beja acolhe espetáculo especial para comemorar «cante de um povo»
A iniciativa vai encerrar as comemorações dos 10 anos da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade
Um espetáculo especial dedicado ao cante alentejano vai juntar em palco, em Beja, no dia 30 deste mês, o grupo Adiafa, convidados e um grupo coral e orquestra constituídos para este momento, divulgou a câmara municipal.
O espetáculo, intitulado “O Cante de um Povo – Passado, Presente e Futuro”, está marcado para as 21h00 de 30 de Novembro, no Pax Julia Teatro Municipal, indicou o Município de Beja, em comunicado.
A iniciativa vai encerrar as comemorações dos 10 anos da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que se assinalam oficialmente no dia 27.
Em palco, vão estar os Adiafa, com os convidados Carlos Garcia (direção de orquestra e piano), Manuel de Oliveira (guitarra e braguesa), Inês Vaz (acordeão), Quiné Teles (percussão) e Albano Fonseca (baixo).
Outros elementos em foco no concerto são a Orquestra do Cante, com uma secção de sopros composta por elementos da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense e outra de cordas formada por Fernando Arce (violoncelo), Jose Luis Moreno (viola) e David González e Alfredo Reyes (violinos).
Tal como a orquestra, também vai estar em palco e foi formado de propósito para este espetáculo o Grupo Coral Pacense, com elementos, masculinos e femininos, de 11 grupos corais do concelho.
«O grupo Adiafa, representado por José Emídio, Bernardo Emídio e Ruben Lameira, personalidades incontornáveis da contemporaneidade do cante, preparam-nos uma espécie de caleidoscópio daquilo que tem sido um percurso intenso de investigação, produção e partilha da nossa cultura», referiu a câmara.
O grupo é conhecido por explorar «várias vertentes do cante alentejano, ao longo de mais de 25 anos» e tem «desenvolvido apaixonadamente um importante trabalho de difusão e de diálogo com outras culturas musicais».
Desta forma, os Adiafa têm levado «o Alentejo aos vários cantos do mundo» e, ao mesmo tempo, convidado «novas visões, novos atores e novos amantes desta tradição» que é o cante alentejano, resumiu a autarquia.
O espetáculo que vai subir ao palco do Pax Julia parte de uma encomenda do Centro UNESCO e da Câmara Municipal de Beja.
De acordo com o município, o espetáculo «resulta da junção de um legado partilhado por José Emídio e Bernardo Emídio, aqui assumindo a direção artística, com a visão do produtor musical, guitarrista e compositor Manuel de Oliveira e o maestro, arranjador e pianista Carlos Garcia».
A formação do Grupo Coral Pacense e da orquestra de cordas e sopros teve como ponto de partida «as várias residências artísticas e um trabalho de proximidade com os vários grupos corais, desenvolvido em parceria com o Centro Unesco», indicou.
A Câmara de Beja destacou que «o cante é do povo e a partilha solidária e afetiva são a cola de uma comunidade de alma forte e autêntica que, da sua história, teceu ao longo de gerações e gerações uma expressão e um património cultural único».
O cante alentejano, canto coletivo sem instrumentos, tornou-se Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 27 de Novembro de 2014, na sequência de uma candidatura apresentada pela Câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
FICHA TÉCNICA:
José Emídio – voz e viola campaniça
Bernardo Emídio – voz e percussão
Ruben Lameira – voz e percussão
Carlos Garcia – direção de orquestra e piano Carlos Garcia
Manuel de Oliveira – guitarra e braguesa
Inês Vaz – Acordeão
Quiné Teles – percussão
Albano Fonseca – baixo
Composto por elementos dos grupos corais:
Cantadores do Desassossego
Grupo Coral de Baleizão
Grupo Coral da Freguesia da Cabeça Gorda
Grupo Coral de Mombeja
Grupo coral Moças da Aldeia
Grupo coral Rosinhas de Santa Clara do Louredo
Grupo coral Estrelas do Alentejo de Santa Vitória
Grupo Coral Misto Searas ao Vento da Trindade
Grupo do Estabelecimento Prisional de Beja
Grupo de Cantares Alentejanos da GNR
Grupo Coral Os Rouxinóis
CORDAS:
Fernando Arce – Violoncelo Jose Luis Moreno – Viola
David González – Violino 1
Alfredo Reyes – Violino 2
SOPROS – Composto por elementos da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense
José Emídio e Bernardo Emídio
Carlos Garcia
Manuel de Oliveira
Padre António Cartageno
PORTUGAL MUSIC 360 – CENTRO UNESCO
10€ | ̀ https://cmbeja.bol.pt/