15.11.24
LITERATURA: Anúncio e entrega do Prémio Literário José Saramago 2024
Dia 19 de Novembro no Grande Auditório do CCB
No próximo dia 19 de novembro pelas 15H00 tem o anúncio e a entrega do Prémio Literário José Saramago 2024 (13.ª edição), promovido pela Fundação Círculo de Leitores, com o apoio da Fundação José Saramago, da Porto Editora, da Globo Livros e da Delta. A cerimónia decorre no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), sala onde o Governo Português recebeu e homenageou José Saramago, em 1998, ano em que foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura. Mantendo o modelo implementado na 12.ª edição, este ano o Prémio Saramago volta a distinguir inéditos de autores até 40 anos, oriundos de qualquer país da lusofonia que têm, assim, a oportunidade de ver a sua obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, e escrita em língua portuguesa ser avaliada por um júri de destaque que integra autores de referência da literatura contemporânea portuguesa, três dos quais vencedores deste prémio.
Numa edição que contou com candidaturas de todos os países da Lusofonia, a obra vencedora, a anunciar nesta cerimónia, será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Concretamente, em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será distribuída e comercializada em todos os países da lusofonia em que não seja publicada localmente. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prémio no valor pecuniário de € 40 000,00 (quarenta mil euros).
A cerimónia de entrega do Prémio Literário José Saramago 2024 contará com a presença de todos os membros do júri desta edição, à exceção de Ondjaki, Prémio Literário José Saramago 2013. Estarão presentes Adriana Lisboa, Prémio Literário José Saramago 2003 e primeira mulher a ser distinguida com este prémio; Paulo José Miranda, vencedor do primeiro Prémio Literário José Saramago, em 1999; Pilar del Río, em representação da Fundação José Saramago; Guilhermina Gomes, em representação da Fundação Círculo de Leitores e Presidente do Júri e Lídia Jorge, que integra o júri deste prémio pela primeira vez, enquanto membro honorário, em substituição de Nélida Piñon.
O Prémio Literário José Saramago foi instituído para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura de 1998 a José Saramago e foi pensado como instrumento para a defesa da língua através do estímulo ao surgimento de jovens escritores da lusofonia. Exemplo disso é Rafael Gallo, escritor nascido em São Paulo em 1981 e atualmente residente em Lisboa, que ganhou destaque na literatura brasileira e portuguesa com o seu romance "Dor Fantasma", que venceu o Prémio Literário José Saramago em 2022.