17.4.24

Museu interativo “Grândola, Vila Morena” abre portas no dia 20 de abril

No próximo dia 20 de abril, o município de Grândola celebrará a inauguração do novo Museu Grândola, Vila Morena, um núcleo museológico interativo que promete oferecer uma viagem fascinante pela história da icónica canção que se tornou um símbolo do 25 de Abril. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Grândola no contexto das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, promete ser uma experiência única e imersiva para os visitantes.
Imagine poder retroceder no tempo e presenciar momentos marcantes, como o I Encontro da Canção Portuguesa no Coliseu de Lisboa, onde José Afonso entoou “Grândola, Vila Morena” para uma plateia vibrante. O novo núcleo museológico proporcionará aos visitantes a oportunidade de interagir com diferentes elementos, desde escutar testemunhos únicos sobre a gravação da canção até recriar a sua própria versão de “Grândola, Vila Morena” num estúdio de gravação e partilhá-la nas redes sociais.
O Museu de Grândola apresenta uma abordagem inovadora, combinando tecnologia interativa, exposições, filmes e atividades participativas para contar a história por trás da emblemática canção que desempenhou um papel crucial na transição democrática de Portugal.
Os visitantes poderão explorar diversas áreas de exposição, um estúdio de gravação, e até assistir a eventos especiais no auditório, tudo meticulosamente concebido para proporcionar uma compreensão detalhada do impacto histórico e cultural de “Grândola, Vila Morena”.
Além disso, o Museu apresentará uma obra de arte original: uma fotografia de Patrick Ulmann que retrata José Mário Branco, José Afonso e Francisco Fanhais durante um ensaio da canção. Essa imagem inspirou um mural extraordinário, da autoria de Mariana Santos, que ganha vida à medida que os visitantes mergulham na experiência musical.
O Núcleo Museológico Grândola, Vila Morena estará localizado no 1.º andar do edifício dos antigos Paços do Concelho, na praça D. Jorge em Grândola. A inauguração está marcada para as 15h00 do dia 20 de abril e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, e uma atuação especial da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.