15.6.23

VIOLÊNCIA: Homem com deficiência sodomizado com ferro quente por ter roubado um pão

 
Um homem, de 52 anos e com uma deficiência mental, está internado nos cuidados intensivos do Hospital de Abrantes, em "estado grave", após ter sido violentamente agredido, há perto de duas semanas. A vítima foi sodomizada com um ferro quente depois de ter furtado um pão de uma padaria.
Fonte hospitalar confirma que, na sequência das agressões, o homem "correu risco de vida, pois ficou sem reto e o ânus teve de ser reconstruído" cirurgicamente. Embora já tenha saído do coma, o seu estado de saúde continua a inspirar cuidados e "vai ficar com sequelas para o resto da vida".
Além de ter sido sodomizada, a vítima ficou com lesões graves na zona entre os joelhos e a cintura, devido às agressões. A mesma fonte revela que a Polícia Judiciária já realizou perícias no local e que, apesar de ser um crime público, a mãe também vai apresentar uma queixa-crime.
Com défice cognitivo e transtornos psiquiátricos, o homem terá ainda uma compulsão alimentar que o leva a furtar pão com frequência. Contudo, pelo que o JN apurou, "é uma pessoa integrada na comunidade e sem qualquer tipo de maldade". O incidente terá decorrido em Paço da Comenda, Tomar.
* Alexandra Barata e Roberto Bessa Moreira - Jornal de Notícias - 13 e 14.6.2023