12.9.12

AMIEIRA DO TEJO: Festas de Nossa Senhora da Sanguinheira

Foi nos passados dias 7, 8 e 9 de Setembro de 2012 que se realizou em Amieira do Tejo mais uma das mais bonitas festas em homenagem à Nossa Senhora da Sanguinheira. Foram muitos os que quiseram marcar presença nestas festividades, trazendo consigo o melhor de si… sorrisos, abraços, histórias e muito sentimento à mistura.
As festas decorreram como habitualmente acontece todos os anos, havendo uma ou outra novidade para surpresa de todos, como a deste ano que foi a primeira prova de resistência de motos 50 c.c., o que agradou a todos os amantes das duas rodas e não só… pois proporcionou a todos os que quiseram assistir a momentos de muita emoção, com muitas gargalhadas e adrenalina à mistura.
Tivemos também a tradicional tourada à vara larga onde os mais afoitos deram largas à sua imaginação e nos proporcionaram a nós, espectaculares e agradáveis momentos tauromáquicos. Houve ainda os tradicionais bailes que se seguiram pela noite dentro, com muita música para nos animar a alma e o coração, fazendo-nos esquecer um dos momentos em que todos nós se encontramos com toda a "crise" que por aí vai… e entre copos, danças, sorrisos e abraços lá iam convivendo cada um à sua maneira vivendo e saboreando da melhor forma e aproveitando ao máximo cada momento desta maravilhosa festa de Amieira que nos proporciona a todos encontros tão esperados entre amigos e familiares que só nesta altura se juntam para matar saudades… e como não podia deixar de acontecer, pois sendo esta a razão de toda esta festa deu-se a tão aclamada procissão em Honra de Nª Srª da Sanguinheira a padroeira de Amieira do Tejo.
Como não podia deixar de ser, os momentos vividos foram de muita emoção… entre as tristezas que cada um carrega também houve lugar para a alegria, há os momentos de encontros e também os de desencontros que o destino se encarregou de nos dar, mas o propósito ali, naquele mágico e celeste cortejo é só um… o amor, a nossa senhora, a fé que cada um tem dentro de si e o desejo de que a sua súplica seja ouvida e atendida por Nossa Sra. Da Sanguinheira.
E foi assim que tudo terminou… ao fim da tarde de Domingo debaixo de um céu que mais parecia um manto azul que cobria Amieira que todos se despedimos com o triste e saudoso adeus a Nossa Senhora da Sanguinheira deixando-a ali na sua casa (Capela de Nª Sra. Da Sanguinheira) com a promessa de regresso para o próximo ano e que assim seja para todos nós!
Um Bem-Haja a todos os que fizeram parte da organização desta Festa, bem como a todos os que nesta marcaram presença e foram muitos… sem eles nada disto seria possível, um muito obrigado a todos e que sejam cada vez mais !!!
Com a promessa de um até para o ano, cumprimentos
Ana Paula Mendes Nunes da Conceição Horta in "Alto Alentejo" - 12/8/2012