20.9.12

ROSÁRIA SÃO PEDRO: A Arte das Frioleiras


Na Biblioteca Municipal de Nisa está patente ao público durante o mês de Setembro, a Exposição "Frioleiras de Rosária São Pedro".
Uma mostra de autênticas obras de arte, tecidas com mil cuidados e afectos e que a artesã, em palavras "tecidas" pela sua própria mão, nos descreve, assim:
"O meu nome é Rosária, nasci numa pequena aldeia do concelho de Nisa, chamada Velada.
O gosto por trabalhos manuais acompanha-me desde sempre e bem cedo aprendi a fazer todo o tipo de rendas e bordados típicos da nossa região, tendo como mestra a minha mãe e as minhas irmãs.
A beleza das rendas e bordados encantam-me e daí a minha vontade de aprender a executá-las.
No decorrer dos anos foi com imenso gosto que dediquei muito do meu tempo à arte de fazer frioleiras.
Sendo uma renda de características únicas e de fácil execução, no meu ponto de vista, depois da obra terminada é extraordinária a sua beleza.
A palavra enxoval tem no concelho de Nisa um significado muito especial e no meu percurso de vida orgulho-me de ter contribuído com muitos dos meus trabalhos em rendas de frioleiras para enriquecer o enxoval de muitas raparigas da nossa região.
Hoje, embora não tenha uma profissão ligada a esta arte, sempre que possível aproveito as horas vagas para poder executar estes trabalhos.
Ao realizar esta exposição, mostrando as minhas frioleiras, penso que estou a contribuir para que esta arte não caia no esquecimento e mostrar que este tipo de artesanato está bem vivo no nosso concelho."
Rosária São Pedro não precisa de mais apresentações. Os seus trabalhos, a sua arte nas frioleiras falam de si e por si. Durante o corrente mês, os leitores/as podem apreciar a beleza das suas obras na Biblioteca Municipal de Nisa. Passe por lá e confirme, por si mesmo, o que aqui escrevemos.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 19/9/2012