27.6.11

NISA: Santo António com muita cor e música



O desfile e actuação das Marchas Populares de S. António culminaram quatro dias de festa em honra deste santo, em Nisa.
Os festejos tiveram início no dia 13 de Junho com as celebrações religiosas, realizando-se a procissão entre a Igreja do Espírito Santo e a capela de Santo António onde teve lugar a celebração de missa.
O arraial popular no largo da Fonte da Cruz animou o fim-de-semana, com música de baile, actuação de DJs e da jovem Salomé Silveira, uma das finalistas do concurso da TVI.
Um programa diversificado, a que o público correspondeu marcando presença em elevado número e que teve a principal expressão com o acompanhamento do desfile das Marchas de Santo António, entre a Praça da República e o recinto das festas, e depois a actuação, seguida com muito entusiasmo e na qual os “marchantes” puseram todo o seu brio e alegria para mostrar os vistosos trajes de Nisa e as músicas ensaiadas a preceito pela Dulce Vitorino.
Um fim de tarde de festa e de exaltação do bairrismo nisense, onde não faltou sequer uma antiga “Marcha de Nisa”, da autoria do Padre Alfredo Magalhães, já falecido.
Tiago Botas, elemento da Associação de Amigos de Santo António, organizadora das festas, mostrou-se muito satisfeito com o êxito das mesmas.
“ Houve muita participação de público, no sábado foi mesmo extraordinário, pela primeira vez em cinco anos não fomos “visitados” pela chuva, o tempo ajudou o esforço de todos quantos se empenharam na realização desta festa”.
Quanto aos lucros dos festejos, Tiago Botas, informou que depois de apurados os resultados, a Associação vai reunir com a Câmara e a Paróquia para verem qual a melhor aplicação.
“ Temos ideia de avançar com a reparação do telhado da ermida de Santo António, pois quando chove tem havido infiltrações pluviais. É uma obra com alguma envergadura e pretendemos analisar as formas de colaboração, entre as três entidades, para que a obra avance”, concluiu.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" 22/6/11