17.6.11

POETAS POPULARES DO CONCELHO

Vergonha de ser Português
Estou farto de o dizer
E há muita gente que diz
Tenho vergonha de ser
Cidadão do meu país
I
Nos tempos que já lá vão
Tínhamos tanta riqueza
Hoje só temos pobreza
E tínhamos tudo na mão
O ouro que tínhamos então
Começou a desaparecer
E sem lucros obter
Já se acabou a matéria
Vivemos nesta miséria
Estou farto de o dizer
II
O homem foi criticado
E tanto ouro cá deixou
O tempo em que governou
Deixou o país abastado
Mas tudo já foi roubado
Quem roubou seja feliz
O destino assim o quis
E rodeado de ladrões
Eu digo prós meus botões
E há muita gente que o diz
III
É uma vergonha afinal
Viver nestes desesperos
Terem que vir os Estrangeiros
Para mandar em Portugal
Presidente que nada vale
Mas que tudo quer vencer
Acreditem, podem crer
Não se compõe outra vez
Sou cidadão Português
Mas tenho vergonha de o ser.
IV
Agora para terminar
Temos o momento oportuno
Vai para lá outro gatuno
Para o povo não estranhar
Este vai mais devagar
É ele mesmo que o diz
Não vou meter o nariz
P´ra ninguém se aperceber
Tenho vergonha de ser
Cidadão do meu país.
António Elias Estróia