12.10.10

NISA: Ex-Combatentes homenageiam camarada falecido






Foi no passado Sábado, 9 de Outubro, que os ex-Combatentes da “3ª Companhia de Alunos Pára-Quedistas da Comissão de Serviço do Ultramar - Moçambique/Angola” se reuniram no seu convívio anual, sendo Nisa o local de eleição.
Sob o lema “Famosa Gente, à Guerra Usada” os companheiros do ex-Ultramar, juntamente com os seus familiares, iniciaram o dia comemorativo pelas 9h30 no auditório da Biblioteca Municipal com uma pequena palestra moderada pelo nisense João Polido que organizou o encontro deste ano, havendo a oferta de lembranças do Município de Nisa, ao qual a organização agradece também a cedência do auditório. O grande momento deste encontro foi a homenagem póstuma no cemitério de Nisa aos antigos Combatentes, em especial ao nisense pára-quedista nº 1183/73 José Maria Pereira Mendes (José Galucho) com a colocação de uma coroa de flores e de uma placa de homenagem na sua campa.
O convívio culminou com os 120 participantes, vindos de todo o país, num almoço em Gáfete servido pelo restaurante “O Lagarteiro”, acompanhado pela animação musical dos “Domingos & Dias Santos” e que se prolongou pela tarde fora. Espera-se assim que se repita por muitos anos este convívio anual de confraternização e de reencontro entre os antigos companheiros da Guerra Colonial.
Nuno Cebola