1.7.22

NISA: 100 Anos da publicação do Decreto que classifica a Porta de Montalvão, Porta da Vila e Muralhas como Monumento Nacional


A Câmara Municipal de Nisa vai assinalar, no próximo dia 4 de julho, o Centenário da Classificação das Muralhas e Portas da Vila e de Montalvão como Monumentos Nacionais.
Situados no Centro Histórico de Nisa, os respetivos monumentos, a par com alguns panos da muralha do antigo castelo datado do séc. XIII, foram classificados como Monumento Nacional pelo Decreto no8:228, DG no 133, de 04/07/1922.
O programa das Comemorações do Centenário da Classificação das Portas da Vila e de Montalvão prevê o lançamento de balões junto aos monumentos pelas 16 horas e um momento de fogo de artifício pelas 22 horas.
Recorde-se que a Porta da Vila tem arco apontado assente sobre impostas quadradas, e é flanqueada por duas meias- torres, de planta retangular, com ameias. Sobre a pedra de fecho do arco, voltada para o exterior, estão dois escudos apontados, um deles o escudo de Portugal com as cinco quinas, as laterais ainda deitadas (anterior á reforma de 1485), sendo o outro a heráldica municipal. Adossada a uma das torres fica a Torre do Relógio, de construção posterior.
Já a Porta de Montalvão é de arco abatido sem impostas e pilares e junto a ela encosta-se o edifício da Cadeia Nova onde está instalado o Museu do Bordado e do Barro de Nisa