8.8.14

BOMBEIROS DE NISA: Prestes a completar 100 anos de existência!




Por muito que custe a alguns, factos são factos e contra estes não há argumentos. Os Bombeiros Voluntários de Nisa completam um século (100 ANOS) de existência em Outubro de 2016, data da criação oficial. Como se dá conta nesta notícia publicada no primeiro jornal editado em Nisa, "As Férias" - nº 7 de 17 de Setembro de 1916, com rectificação no nº seguinte - nº8 de 24 de Setembro do mesmo ano-, rectificação que acrescenta os nomes de alguns dos principais obreiros da Corporação.
Estes e outros documentos, muitos deles entregues há anos na Corporação dos Bombeiros Voluntários de Nisa fazem prova mais do que cabal sobre um facto, histórico, o do nascimento dos Bombeiros da nossa terra e da sua idade avançada - 100 anos - a pedirem, a exigirem dos actuais responsáveis, a preparação a tempo e horas das comemorações a que os briosos "Soldados da Paz" têm direito,  direito esse a ser reconhecido também pelas entidades oficiais. 
Os nisenses nunca quiseram o que por lei e história lhes não pertencesse. Mas não permitirão que por causa de uns "papéis" e de argumentos fúteis lhes tirem o que é de inteira justiça: a data de fundação e o centenário de existência da sua Corporação de Bombeiros.
Honra e Memória aos Bombeiros e dirigentes que puseram de pé, na primeira vintena do século passado, esta prestigiosa instituição que tem por lema "Vida por Vida".
Não deixem que lhe tirem esse passado tão glorioso!
Mário Mendes