28.8.11

NISA: Festas de “Artilheiros e Artilheiras” animaram mês de Agosto


Artilheiros e Artilheiras de 1939 - 72 anos
Em Agosto, a vila de Nisa transforma-se num imenso centro de convívio, de festas, encontros, chegadas e partidas.
É o regresso dos nossos compatriotas, emigrantes em França e noutros países; é a visita de nisenses vindos da Grande Lisboa e de outros pontos do país, para abraçarem os familiares e amigos e participarem nas “Festas de Artilheiros”, designação tipicamente nizorra para identificar os homens e mulheres nascidos no mesmo ano.
É um bom pretexto (assim houvesse outros) para um regresso às origens e de reencontro com os amigos e amigas da escola, da mestra ou do trabalho, quantas vezes, até, da tropa.
Neste Agosto de 2011 houve diversos Encontros, não apenas aqueles que pelo simbolismo da data - 25, 30, 40, 50 ou 60 anos -, se tornaram habituais, mas muitos outros, alguns já de carácter anual, como que a prevenir a partida sem retorno deste ou daquela amiga. As mulheres que antigamente só por deferência dos maridos participavam nestes encontros, ganharam também a sua autonomia e independência, organizando elas próprias “Convívios de Artilheiras”.
Face ao elevado número destas iniciativas tornou-se quase impraticável dar conhecimento de todos e os que aqui noticiamos referem-se àqueles cujos organizadores/as nos contactaram.
Os homens e mulheres nascidos em Nisa no ano de 1939 já não passam um ano sem o habitual e apetecido convívio. Assim aconteceu no passado dia 6 de Agosto, realizando-se um almoço de confraternização num dos restaurantes da vila.
Artilheiros de 1946 - 65 anos
A 13 de Agosto foram os “Artilheiros” de 1946. Completaram 65 anos e festejaram a preceito com a degustação gastronómica no salão de festas do Nisa e Benfica.
No dia seguinte, também os homens e mulheres, com os respectivos cônjuges, nascidos em 1951 fizeram a festa dos 60 anos.


Nasceram em 1951, festejaram os 60 anos e marcaram encontro para 2051 (100 anos)
Foi uma festa linda, apesar do calor que se fez sentir. Eu sei porque também lá estive, a comemorar e a confraternizar com os amigos e amigas, muitos dos quais não via há bons anos. Houve tempo para tudo, para o convívio, a música, as anedotas, as mil e uma histórias dos tempos da mocidade. Depois, entre um copo e uma saudação, surgiram as recordações, as aventuras (quase) mirabolantes das brincadeiras dos anos 50 e 60, a guerra do Ultramar, nos anos 70, os “artilheiros e artilheiras” que nos deixaram, as canções do Gianni Morandi, Adamo, Roberto Carlos, a parafernália de músicas e conjuntos que abrilhantavam os bailes da Sociedade e do Benfica.

Em cima, Artilheiros/as de 1956 (55 anos); Em baixo, Artilheiras de 1941 (70 Anos)
Motivações idênticas tiveram os homens e mulheres nascidos em Nisa no ano de 1956, que no dia 15 e no mesmo local festejaram 55 anos, assim como as mulheres nascidas em 1941 e que na formosura dos seus 70 anos, acharam que a vida não é só feita de trabalhos e agruras, resolvendo celebrar com um almoço convívio tão ditosa idade.
Em Nisa, Agosto é mês de "Festivais de Artilharia", de convívios familiares, de chegadas e partidas, de encontros e de confraternizações, evocando os tempos em que a malta do "pé descalço", a muito custo conseguia os 25 tostões para as duas filas da geral do cinema para assistir aos filmes de espadachim e “biques de p´caréta”!
Um abraço para todos os "Artilheiros e Artilheiras" que celebraram a vida e a amizade neste Agosto de todos os encontros.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 24/8/11