17.7.09

À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO DE NISA (II)

Banda da Sociedade Musical Nisense em França - 1989
- As Bandas Filarmónicas: O Festival
Aconteceu em Nisa e teve lugar a 4 de Julho de 2009, aquele que foi o 1º Encontro de Bandas Filarmónicas sob a égide da recém nascida associação Além Tejo Música.
Perfeição, é o termo adequado para nos referirmos às bandas participantes, de bom nível, e que no encerramento nos deliciaram com actuação conjunta sob a direcção do maestro António Maria Charrinho.
Na ocasião foi distribuído um livrinho/programa informativo sobre o historial das bandas presentes e dos respectivos maestros, bem como de algumas instituições organizadoras do evento, casos das Juntas de Freguesia de Nª Srª da Graça e do Espírito Santo e também da Sociedade Musical Nisense.
Se no conteúdo musical nada há a opor, bem pelo contrário, já o mesmo não diremos da informação prestada no pequeno opúsculo distribuído, em referência às duas freguesias da sede do concelho e à Sociedade Musical Nisense.
De uma vez por todas, tenham os copistas mais cuidado e “coragem” de expurgar as inverdades no que escrevem, pois não cremos serem elas filhas da falta de conhecimento ou da ingratidão cultivada.
Um conselho, nos permitimos dar: se o que escrevem não é “fruta” produzida no vosso quintal, por favor citem, que só vos fica bem, porque é mau, muito mau mesmo, pegar num texto escrito vão precisamente 20 anos e acrescentar-lhe à partes... insinuando ou ignorando propositadamente a verdade.
Se cada um de nós assumir e exigir unicamente o que seu é, não procurando furtar “bens alheios”, võ ver que todos lucrarão, inclusive o concelho de Nisa, a precisar cada vez menos de “ver passar navios” ao largo, a desaparecerem no horizonte.
Muito do que está errado, por excesso ou por defeito, nos textos escritos sobre as duas freguesias da sede (Nisa) e inseridos no programa do festival, acontece porque o mal vem detrás, está lá escrito de há muito tempo nos sites oficiais e não oficiais da nossa Câmara, que se recopiam uns aos outros.
E quando assim é, quando a “fonte” da notícia não jorra informação coerente, todos os que bebem nela erram, o que não é nada bom, mas assim sendo, limpe-se a fonte e torne-se mais pura, não a água, mas a informação oferecida.
Quando atrás nos referimos a um texto escrito vão já passados 20 anos e incluído agora no livrinho/programa, amputado aqui e ampliado ali, obviamente que aludimos aos desdobráveis turísticos editados, mil exemplares, em 1989, levados connosco e distribuídos em França, aquando da primeira deslocação da Sociedade Musical Nisense àquele país, deslocação essa que esteve na génese da geminação Nisa – Azay le Rideau e já “desaparecida” vítima de maus tratos.
Para bem da saúde desta última instituição e de quem a dirige, seguem os votos para que a espinha vertical se mantenha, não se curvando perante quem nunca nada de seu legou à “nossa” Sociedade Musical Nisense.
João Francisco Lopes in "O Distrito de Portalegre"