24.10.08

SPORT NISA E BENFICA

73 ANOS EM PROL DO DESPORTO
A Fundação
A história do Sport Nisa e Benfica remonta ao longínquo ano de 1935, quando urn grupo de jovens, no auge das rivalidades locais com a filial Nisense do Sporting, tomou a iniciativa de “romper” com as estruturas existentes e de criar uma nova colectividade.
A fundação do clube, com o nome inicial de Sport Lisboa e Nisa, data de 1 de Outubro de 1935, dando corpo ao sonho dos Nisenses Isaac Araújo, José da Piedade Pires, Esteves da Anunciada Cebola e António Maria Carolo.
Em 13 de Janeiro de 1936, é eleita a primeira direcção, dela fazendo parte: o médico António Granja, José da Piedade Pires, Vicente Fernandes Nogueira, Eduardo Dinis Filipe, Esteves da Anunciada Cebola, José da Graça Sena, José Carita Serralha, João da Cruz Charrinho, Virgílio Pinheiro e António Semedo da Piedade.
A primeira sede do clube foi numa casa alugada na Rua da Fonte; depois e também por arrendamento, transferiu-se para instalações muito mais amplas, na Estrada de Alpalhão, onde tinham lugar em datas certas grandes bailes populares, uma maneira de obter de receitas para o clube e principal razão de Angariação de sócios.
Em 1947 e por força da determinação do Sport Lisboa e Benfica, o clube passou a designar-se com o nome que tem hoje: Sport Nisa e Benfica.
As Actividades
No inicio eram os jogos de futebol com o rival Sporting, sem qualquer espírito de competição. Os bailes populares, já referidos, constituíam as mais importantes manifestações colectivas num tempo em que na vila ( e no País) as colectividades espelhavam a divisão inter-classista existente e por isso os bailes no Benfica eram conhecidos corno Os bailes do “Galocha”, para vincar o seu carácter profundamente popular e rural (dos trabalhadores do campo) em compita com outras agremiações corno a Sociedade Artística (dos "artistas" - todos Os artesões, a excepção dos trabalhadores rurais) ou 0 Clube Nisense “,poiso” de uma burguesia local e regional, que não admitia “misturas”.
Com este quadro, fácil é perceber que 0 Nisa e Benfica fosse a associação com maior número de sócios e também de actividades, e profundamente enraizada entre a população.
O atletismo praticou-se durante alguns anos, bem como 0 ciclismo, urn desporto muito popular nos finais dos anos cinquenta e nos anos sessenta.
E nesta década - início de 60 - que 0 Nisa e Benfica participa pela primeira vez em provas oficiais de futebol.
Aos “distritais” de seniores, seguiram-se Os juniores, os principiantes, e todas as demais categorias do futebol jovem, não só a nível distrital, mas também nacional, em seniores (3.ª Divisão) e juniores (campeonato nacional) numa caminhada que não mais parou e que todos os anos se renova, tanto a nível de novos atletas, como nas provas e objectivos com que se participa. Entre estes e num concelho que sofre Os problemas da interioridade e da desertificação, assume relevo a ocupação salutar das crianças e dos jovens, a educação no espírito e respeito pelo “fair play”, valores alternativos aos mundos subterrâneos da droga e do vicio e que, geralmente, constituem becos sem salda.
A par do futebol, 0 Sport Nisa Benfica mantém em actividade (grande actividade, saliente-se) urn Núcleo de Cicloturisrno, funcionando corno secção autónoma e sem encargos para o clube. Outro tanto se passa com a equipa de futebol de veteranos (Velhas Guardas) que percorrem país, com total autonomia e auto financiando-se.
Além destas actividades e num espírito recreativo, o Sport Nisa e Benfica organiza regularmente torneios de pesca desportiva ou de futebol de salão e outros visando quer a obtenção de fundos, quer, acima de tudo, 0 Convívio.
Instalações e Equipamentos
O Sport Nisa e Benfica dispõe de sede própria na Rua 25 de Abril, em Nisa e de Campo de Jogos (Campo de Jogos D. Maria Gabriela Vieira) incluindo campo de futebol (105x65 m) balneários e anexos de ampla dimensão.
A reconstrução do imóvel na Rua 25 de Abril (Estrada de Alpalhão) propriedade do clube e onde este se instalou há mais de 50 anos é já uma uma realidade.
Na época de 1997/98, o Sport Nisa e Benfica, foi Campeão Distrital de Seniores da 2ª Divisão e pela primeira vez Vencedor da Taça da Associação de Futebol de Portalegre.
O Património é coisa que não é esquecido, assim se realizou a construção da primeira bancada (lateral) no Campo de Jogos D. Maria Gabriela Vieira, a mesma foi inaugurada no dia 5 de Outubro de 1998 pelo então Secretário Estado do Desporto Dr. Miranda Calha.
Na época de 1999/2000, o Clube participou no 1º Campeonato Distrital de Futsal na categoria de Seniores, e foi Campeão da modalidade, participando na época seguinte no Campeonato Nacional da 3ª Divisão.
No verão de 2000 foi dado inicio a construção da Bancada Central no Campo de Jogos bem como no final desse mesmo ano começou a reconstrução e remodelação da velhinha sede na Rua 25 de Abril, nº 31.