23.10.08

GNR PERMANECE EM ALPALHÃO




Novas instalações inauguradas no dia 17
Em Alpalhão, foram inauguradas na passada sexta-feira, dia 17, as novas instalações destinadas aos serviços da Guarda Nacional Republicana naquela vila do concelho de Nisa.
O acto simbólico de inauguração foi presidido pelo Governador Civil de Portalegre, Jaime Estorninho e contou com a presença de diversas individualidades civis e militares, entre as quais um eleito da Câmara Municipal de Nisa, o presidente da Junta e outros eleitos na Freguesia.
Após a visita às novas instalações da GNR, o remodelado edifício onde funcionaram os Correios Telégrafos e Telefónicos, a comitiva deu um curto passeio por Alpalhão, tendo visitado o jardim e o espaço central da vila, seguindo-se um almoço na sede do Grupo Ciclo Alpalhoense.
A criação de instalações adequadas para os militares da GNR foi a condição principal para evitar a extinção do posto daquela força de segurança na freguesia de Alpalhão, uma intenção governamental anunciada há mais de ano e meio, prontamente contrariada pelos órgãos autárquicos da freguesia e pela população, que manifestou a sua oposição a tal hipótese através de um abaixo-assinado.
Não menos determinante para a manutenção do posto da Guarda em Alpalhão foi a intervenção do Governador Civil que procurou junto do Governo fazer eco das justas pretensões dos alpalhoenses, bem como o compromisso então assumido pela Junta de Freguesia na concretização de melhores instalações para os militares destacados nesta vila.
Para o efeito foram realizadas obras de adaptação do antigo edifício dos CTT para os serviços da GNR, num investimento que ascendeu a cerca de dez mil euros, havendo apoio da Câmara na recuperação de janelas e porta e a colaboração de alguns elementos da GNR de Portalegre.
Garantida a permanência da Guarda Nacional Republicana em Alpalhão, neste momento com uma guarnição de sete militares, o passo seguinte passa pelo reforço dos recursos humanos, em número que permita manter, em instalações condignas, a qualidade de serviços na elevada e nobre missão que desempenha, em prol da lei e da grei e na defesa da segurança dos cidadãos.