25.11.24

Obra da Variante Nascente de Évora já começou

Esta é uma das seis obras ligadas à rodovia, no Alentejo, que estão previstas no Plano de Recuperação de Resiliência A obra de construção da Variante Nascente de Évora, que pretende ser uma alternativa ao atual troço do IP2, entre S. Manços e o nó Évora Nascente da A6/IP7, foi consignada pela Infraestruturas de Portugal na sexta-feira, dia 22, no Palácio D. Manuel, em Évora, numa cerimónia que contou com a presença de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação. A empreitada tem um custo estimado de 54,9 milhões de euros e insere-se no Plano de Recuperação e Resiliência, na Componente C7 – Infraestruturas, investimentos na construção de Missing Links e Aumento de Capacidade da Rede. «A intervenção visa a construção de uma nova ligação rodoviária alternativa ao atual troço do IP2, com início no Nó de Évora Nascente da A6/IP7, imediatamente após a praça de portagem, e termina na conexão com o atual IP2, em S. Manços», segundo a Infraestruturas de Portugal. «A futura Variante terá cerca 12,8 quilómetros de extensão com dupla faixa de rodagem. Ao longo do traçado serão construídos restabelecimentos desnivelados, sendo a interligação com a rede existente assegurada através dos seguintes nós: Nó de Vale de Figueiras; Nó de Fonte Boa do Degebe; Rotunda de Ligação à EN18», descreve a empresa. Está igualmente prevista a construção de oito passagens superiores, duas das quais sobre linhas de caminho de ferro. “Este empreendimento irá contribuir decisivamente para a melhoria das ligações rodoviárias na região de Évora, melhorar a segurança rodoviária e promover a competitividade das empresas e a mobilidade das populações da região», defende a IP. Esta é apenas uma das obras ligadas à rodovia, inscritas no PRR, de que o Alentejo irá beneficiar. Nesta região, «já foram contratadas seis empreitadas, que perfazem um investimento global de 184 milhões de euros, sendo a região que recebe a maior percentagem de investimento no que respeita aos empreendimentos rodoviários do PRR sob responsabilidade da IP. Cinco das seis intervenções já estão em curso, nomeadamente: “Variante Nascente de Évora (IP2)”; “IP8 (EN259). Sta. M. Sado /Ferreira do Alentejo, incluindo Variante de Figueira de Cavaleiros”; “IP8 Relvas Verdes – Roncão”; “Melhoria de Acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior”; “Variante de Aljustrel – Melhoria das Acessibilidades à Zona de Extração Mineira e à Área de Localização Empresarial”. Por consignar está a empreitada “IP8 (EN121). Ferreira do Alentejo /Beja, incluindo Variante a Beringel.