2.11.08

Uma obra em marcha em Nisa



PAROQUIANOS AJUDAM RECUPERAÇÃO DA IGREJA MATRIZ
As obras de recuperação da Igreja Matriz de Nisa têm decorrido em bom ritmo e beneficiando da clemência das condições atmosféricas.
Nesta altura estão quase concluídos os trabalhos de revisão da cobertura do telhado principal e os telhados menores, os das capelas, foram igualmente limpos.
A reposição de madeiras e o reforço da cobertura eram indispensáveis face aos níveis de degradação que o edifício vinha apresentando, notando-se particularmente, as infiltrações das águas pluviais.
No sentido de fazer face às despesas, a Paróquia tem promovido algumas iniciativas de angariação de fundos, sendo a mais relevante, o espectáculo com Frei Hermano da Câmara e José Gonçalvez, realizado no dia 12 de Outubro.
De acordo com o padre Nuno Folgado, a iniciativa foi um sucesso, tendo sido alcançada uma receita de 5 mil euros, num total de 11 mil euros já conseguidos na campanha de ajuda à reconstrução do telhado da Matriz.
As obras estão orçadas em 70 mil euros e as iniciativas para angariação de receitas, como a feitura de rifas e as ofertas de pessoas, vão continuar.
Ainda assim e porque a diferença é bastante significativa, foi pedido apoio à Câmara, para além de algumas verbas que a Paróquia irá disponibilizar.
É que, concluída a remodelação e reforço da cobertura, novos desafios se colocam aos responsáveis pela gestão da Igreja Matriz.
O edifício carece de uma reparação e pintura das paredes exteriores. As duas torres apresentam também um aspecto deplorável, tanto no exterior como, sobretudo no seu interior, onde o lixo e os dejectos dos animais (pombos, cegonhas e corujas) se acumulam, exigindo uma intervenção urgente e em grande escala.
Estas obras estão no horizonte dos responsáveis da Paróquia, que acreditam ser possível com a ajuda de todos os paroquianos e entidades levar a bom termo todas as intervenções que o edifício carece, no sentido de preservar e dignificar um dos expoentes do património religioso de Nisa.
“Como disse na apresentação do espectáculo, é possível ir sempre mais além, com a energia que as pessoas de Nisa põem nos projectos em que acreditam.
Agora estamos com a cobertura e vamos pedir orçamentos para podermos planear o que vamos fazer a seguir”, concluiu Nuno Folgado.
"Jornal de Nisa" - nº 265 - 22/10/2008