3.11.08

Informações bibliográficas

Em extra-texto nas Página(s) para a nossa História divulgadas nas edições impressas em papel no "Jornal de Nisa" incluíamos informação bibliográfica. Aí dávamos notícia das últimas publicações, que, inteiramente ou em algumas das suas páginas, se debruçavam sobre temáticas de história, cultura e património referentes directamente ao concelho de Nisa ou que com ele se relacionassem.
O "Jornal de Nisa", no seu formato tradicional e sob a direcção de Mário Mendes, foi editado pela última vez em 22 de Outubro de 2008, e, assim, trazemos a este blog a informação de dois títulos insertos no n.º 4 – outono de 2008 de Plátano – revista de arte e crítica de portalegre (lançada hoje, 1 de Novembro de 2008, em Portalegre):
- Dr. Alexandre de Carvalho Costa, da autoria de Carlos Garcia de Castro, págs. 5/13.
- Alexandre de Carvalho Costa – um esquecido portalegrense das letras a quem o tempo (ainda) não apagou a obra, da autoria de Joaquim Castanho, págs. 14/17.
* Alexandre de Carvalho Costa (1908 – 1986) era natural da Alagoa, mas casou em Nisa com Maria do Rosário Nogueira e aqui leccionou no Colégio Nisense e no Colégio Condestável. Na sua vasta bibliografia, alguns títulos reportam-se ao concelho de Nisa, cujo município o homenageou postumamente, aquando do feriado municipal, em 20 de Abril de 1987.
José Dinis Murta - Portalegre, 1/Nov./2008