9.12.14

OPINÃO: Aos meninos da minha terra, porque é Natal!... Ser (não Ter, nada ter ) como Jesus….

Viver livre das coisas, de todas  as coisas...necessariamente precárias. Não viver prisioneiro de nada nem da própria mente. Desejos sinceros para os meninos da minha terra... E viva Jesus... o menino Deus feito homem, sempre pobres em espírito...( no sentido religioso do termo), nada de coisas inúteis apropriar como coisas  próprias, libertos de qualquer sentimento de coisas que gostariam de ter...onde quer que estejam não sejam prisioneiros de nada, não dependerem de nada, não ser prisioneiro de nada nem de ninguém, como Jesus, Jesus que ninguém foi capaz - com inultrapassável e inigualável espírito de síntese - foi capaz de erguer um tal código com as doze normas  com relevo para a abnegação e o sacrifício (os doze mandamentos) de tal código lhes sirva de paradigma  axiológico: Descobrir esse doce Jesus, arquétipo, mais  serenos, que como Paulo de Tarso, grego de nascimento mas culturalmente romano (culturalmente mergulhado nas declinações do latim e no  latim erudito e  na filosofia de Aristóteles) soube encontrá-lo para nunca mais o largar. A lógica era outra  e Paulo culto e erudito  soube distinguir: Jesus mudara a cultura de todos os valores. Jamais a vingança, antes o perdão. Os heróis de Jesus eram outros: a justiça, o contrário da arbitrariedade de Herodes e mesmo Octaviano Augusto  já sofria a influência  do mestre da vida, não agindo à romana...
 “Que queres que eu faça...senhor.?”.Culto e generoso, Paulo abraça os princípios revolucionários dum certo Galileu... capaz de revolucionar a história da Humanidade.
Lembro neste Natal todos os meninos da minha terra, os recém nascidos e os demais...ainda pequenos.
As preocupações dos pais  perante o quadro  económico e social  horrível não pode desviá-los do ensino  e da responsabilidade conexa de transmitir  aspectos educacionais fundamentais e conexos  àqueles,  em que se alicerçará a sua verdadeira felicidade.
Normalmente pensa-se no TER, um curso, uma casa, casar com uma mulher bonita... TER, sempre TER!, quando  a verdadeira  felicidade parece assentar em parâmetros mais de SER, saber o que é supérfluo e não o necessário.
A vida real demonstra que a  muitas pessoas com dinheiro são infelizes.
O segredo é, pois, outro.
Donde ser imprescindível apetrechar, melhorar nos nossos pequeninos estes aspectos emocionais. Será essencial dotá-los desses conhecimentos e capacidades para serem criaturas aptas a compreender a vida e a ultrapassar pequenos problema que a vida lhes irá trazer.
Melhor Paradigma que  Aquele  cujo Nascimento  vamos proximamente celebrar?
Viva JESUS ! Que  mesmo selvaticamente assassinado e arbitrariamente julgado ousou perdoar, institucionalizando uma cultura nova, uma contra cultura de valores morais assente  no Amor, no perdão...no acolhimento fraterno dos que sofrem a qualquer título.
No ser...nunca no ter.
Também como a Senhora da Graça. Vazia de si...e cheia de toda a graça, caridade, bondade para nós nisenses.
BOM NATAL
João Castanho