30.8.12

NISA: Aldeia de Velada juntou amigos












É uma festa diferente, esta, que se realizou pela 5ª vez na aldeia de Velada, na freguesia de S. Matias. Quase despovoada, os Amigos de Velada não esquecem a aldeia que lhes serviu de berço, o tempo de brinca e de escola e realizam, anualmente, um Encontro/Convívio no largo principal da povoação.
Cada um dá o que quer e pode, naturais e forasteiros juntam-se para dar uma pouco de vida, animação e esperança a uma terra famosa pelos seus queijos e cavacas (bolos tradicionais).
Depois, a festa acontece quase espontâneamente, ao som da música, das conversas e das recordações. Serve-se o lanche, ouvem-se e aplaudem-se os artistas populares, petisca-se aqui e acolá, a aldeia enche-se de sons, de risos de crianças e adultos, retempera-se de vida e de bulício.
Foram mais de quatro centenas aqueles que se deslocaram no sábado, dia 18, à Velada e participaram neste Encontro/Convívio que ficará na lembrança dos idosos que habitam a aldeia e mostrou que o interior português, as povoações e lugares mais recôndidos de Portugal não estão condenados à morte lenta a que foram votados se continuarem a ter Amigos como estes.
Para a realização deste 5º Encontro/Convívio, a organização contou com a colaboração da Junta de Freguesia de S.Matias, Câmara Municipal de Nisa e Electro Narciso.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 28/8/2012