27.7.09

NISA: Cegonhas passeiam e vão ao restaurante


Fotos retiradas de http://valkirio.blogspot.com
O atrevimento das cegonhas de Nisa, no distrito de Portalegre, não pára de surpreender a população local. Primeiro, começaram por tomar de assalto o jardim público. Agora, para comer, já fazem fila à porta do restaurante.
"Passeiam-se entre as pessoas com naturalidade, partilhando os mesmos espaços, sem medo. Os turistas que passam por aqui fartam-se de tirar fotografias. É engraçado, invulgar", contou ao JN uma funcionária da Junta de Freguesia local, acrescentando que, em Nisa, sempre houve muitas cegonhas, mas raramente se afastavam dos ninhos.
Não há memória de alguma vez ter havido tamanha proximidade entre este bicho e os humanos. Parecem animais domésticos, disputando o mesmo espaço a cães e a gatos. "Será fome? Não encontro explicação", refere a mulher. Certo é que as cegonhas já conquistaram a simpatia das pessoas.
O "fenómeno" começou há cerca de duas semanas, quando uma cegonha passou a estar mais tempo no jardim público do que no ninho. Os alentejanos acharam graça à ousadia da cegonha - que até pousa para as máquinas fotográficas" - e baptizaram a ave com o nome de "Maria".
Dias depois, outras cegonhas passaram a acompanhar a Maria, nos passeios pelo centro de Nisa, que inclui uma paragem para refeições. Quando não é o povo a oferecer comida, as cegonhas vão até ao restaurante mais próximo.
É à porta do "As Três Marias" que as cegonhas vão pedinchar comida. "Por vezes, andam entre as pessoas, mas geralmente ficam à porta e esperam. Já sabem que alguém lhes dará comida", revelou ao JN Tiago Carriça, um dos proprietários do restaurante.
Não é que sejam exigentes com o repasto, até porque saem sempre sem pagar a conta. No entanto, o JN soube que o prato favorito da Maria e das suas companheiras é carapau. Pouco interessa o modo como é confeccionado. São de boa boca...
Telma Roque - in "Jornal de Notícias"
Cegonhas na Praça da República
Em Nisa dois jovens filhotes de Cegonhas já quase adultos, abandonam o ninho com fome e sede e procuram na Praça da Republica de Nisa a sobrevivência.
Parece que um dos progenitores se encontra morto no ninho junto ao edifício dos Correios, ontem um dos filhos atirou-se “ás quedas de água” onde era o antigo “repuxo” com sede e sem forças tendo permanecido durante a noite encharcado de água.
Fernando Bizarro deu com a ave logo pela manhã de domingo, encharcada e sem forças, “somente com a cabeça fora de água” palavras dele e levou-a para o sol junto ao Calvário, no inicio da manhã deste domingo.
Contactado Nuno Sequeira do Núcleo da Quercus Castelo Branco, foi-nos dito que o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS) já estava a par da situação, assim como a GNR de Nisa. Procedendo-se de seguida á entrega da cegonha na Guarda que fará a entrega ao centro de estudos em Castelo Branco.
Quanto ao outro jovem "Cegonho", que também desce ao espaço público principal da Vila de Nisa onde é alimentada e vai sobrevivendo, parece que se encontra bem, com a "muleta" humana.