8.10.24
PORTALEGRE: Festival One Man Ban no CAEP
11 e 12 OUT. SEX. e SÁB. 21.30H
14º Festival One Man Band
Blues / Rock | CC | 5€ | M/6 anos
11 de Outubro
Carlos Raposo (Porto)
A música de Carlos Raposo projeta dois universos distintos, propondo uma simbiose entre a música tradicional portuguesa, com referências no folk, fado e nas guitarradas de Carlos Paredes - que ganham vida na Viola Campaniça - e a música electrónica, que é sustentada por sintetizadores clássicos das décadas de 70 e 80, como o Mini Moog e o Juno 106. A viagem neste universo sonoro é marcada pelos tons melancólicos e melodias da Viola Campaniça e os sons electrónicos, que nos guiam numa experiência por vezes psicadélica, sem nunca sairmos da Portugalidade e da tradição.
www.youtube.com/watch?v=v5L_ABAqMHA
Hassan K. (Irão/sediado em Paris)
Há mãos de 10 anos que este artista promove uma mistura sem limites, entre os rituais persas com novas tecnologias, o Ocidente com o Oriente, surf music com dança do ventre, swing com cyber-metal, bandas sonoras de filmes com ruídos ásperos. O músico multi-instrumentista é um tradicionalista que não brinca com o folclore, mas procura a essência de uma cultura milenar, a fim de lhe proporcionar um segundo fôlego sem nunca deteriorá-la. Hassan K. cria as suas ferramentas, dobra ou atualiza instrumentos tradicionais orientais, para não permanecer indefinidamente dentro da virtualidade e para levar os espectadores a um transe, intensamente energético ao vivo.
https://youtu.be/pAJyTt3w9Fw
Signora Anido (Espanha)
Rafa Anido, nascido na Corunha, começou o projeto Signora Anido em 1999. A sua vasta discografia explora estilos como punk, garage, eletrónica, instrumental ou experimental, usando instrumentos como órgãos, guitarras, caixas de ritmos, sintetizadores, baterias e outros instrumentos.
As letras das suas músicas são um reflexo dos seus sentimentos, preocupações e obsessões. Os temas recorrentes nas suas canções incluem a destruição ambiental, a dominação da máquina sobre o homem, a desumanização, o capitalismo, histórias e mitos de outros tempos ou a esperança na existência de outros seres e dimensões.
www.youtube.com/watch?v=dhbo9d7_AUc
12 de Outubro
Slim Charley Santus (Águeda)
Natural de Águeda, Slim Charley Santus denotou desde muito novo uma sensibilidade especial para o Blues. Sempre que ouvia um tema, a sua atenção despertava. Começou a aprender piano aos 8 anos, mas foi a viola que o cativou, como autodidata, desde os 14 anos. Depois do casamento com as seis cordas, veio a paixão pelo improviso, que o tem acompanhado até hoje.
https://youtu.be/pAJyTt3w9Fw
Big Horse (Bélgica)
Big Horse é uma banda de um homem só, que toca uma mistura de rock'n'roll selvagem e primitivo, com fortes influências de rockabilly e rhythm'n'blues. O seu único objetivo é fazer as pessoas balançarem-se e mexerem os pés. A tocar guitarra, bateria e na voz, Big Horse transforma os seus concertos em festas suadas e selvagens.
www.youtube.com/watch?v=SSJyrtmJQa0
LOW RANGER (Itália)
Este paladino do reino low-fi é um verdadeiro super-herói musical, pronto para nos resgatar com a sua explosiva mistura de blues’n’roll, psicobilly cru e rockabilly. Armado com a sua voz e um arsenal de instrumentos, Low Ranger vai levar-nos numa viagem sonora que nos deixará sem fôlego e a dançar sem parar.
https://www.youtube.com/user/Themoggiesrockabilly