7.6.23

REGUENGOS DE MONSARAZ: Biblioteca Municipal recebe três espetáculos da BIME

A Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber três espetáculos da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, organizada pelo Centro Dramático de Évora (CENDREV). No dia 8 de junho, às 18h, a companhia brasileira Mamulengo Presepada vai apresentar O Romance do Vaqueiro Benedito.
Neste espetáculo, o ator e manipulador Chico Simões e os músicos Layza Almeida e Daniel Carvalho vão contar uma história em que Benedito, Margarida, que está grávida, e o boi Estrela fogem da fazenda do Capitão João Redondo, pai de Margarida, e quando chegam à cidade procuram abrigo entre a população. O capitão persegue-os, mas a criança nasce entre lutas e celebrações com muito forró e bailarinos convidados que encerram o espetáculo, como convém a uma boa brincadeira de mamulengo.
Alex Mihailovski, macedónio radicado na Dinamarca que viaja pela Europa com o seu inseparável Mister Barti, uma marioneta suspensa por mais de 40 cordas que lhe permitem mover o seu corpo e mudar a expressão do rosto para mostrar raiva, alegria ou prazer, vai apresentar no dia 9 de junho, pelas 19h, o espetáculo The Alex Barti Show. A história não tem texto e é expressa com movimento, mímica e música, baseando-se na marioneta Barti que se prepara para dar um concerto, enquanto o seu assistente o perturba.
No início, Barti é um pianista clássico que depressa se transforma numa estrela de rock, apaixonando-se por uma rapariga do público que convida para o palco para lhe cantar uma canção de amor. A forma como a marioneta se move, olha para o público, gesticula, mostra os dentes e mexe os dedos, assim como o seu carácter, as suas emoções, os seus estados de espírito e as suas mudanças de humor refletem-se na emotividade com que o público aprecia o espetáculo.
No dia 10 de junho, às 18h, o espanhol Néstor Navarro, encenador e dramaturgo da companhia de marionetas La Puntual, de Barcelona, vai apresentar Pipa, El Títere Maravilla. Esta comédia para todas as idades é inspirada nos tradicionais espetáculos de marionetas de luva, com uma manipulação enérgica e uma sucessão de situações, confrontos e gags que remetem o espetador para os temas clássicos e universais do bem e do mal, do amor, da luta contra o abuso e da amizade.