27.9.19

PORTALEGRE: Assembleia Municipal preocupada com o futuro do Hospital

Na última reunião da Assembleia Municipal de Portalegre, realizada no passado dia 20 foi aprovada uma Declaração apresentada pela CDU sobre a saúde e a situação vivida no Hospital Dr José Maria Grande que contou com o apoio de todos os grupos políticos ali representados com exceção do Agrupamento CLIP.
Declaração política - Celebrar os 40 anos do SNS - Evitar a morte do Hospital de Portalegre
 Em Setembro de 1979 era criado o Serviço Nacional de Saúde, tendo-se tornado na mais importante e marcante vitória da revolução do 25 de Abril de 1974. 
A comemoração desta data simbólica no nosso concelho não poderia ser mais preocupante, fruto dos múltiplos e diversos sinais de debilidade do SNS na nossa região.
Em Junho deste ano, a Ordem dos Médicos de Portalegre teve uma intervenção pública no sentido de denunciar que a Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Portalegre se encontrava em risco, devido ao avolumar da carência de médicos e outros profissionais de saúde no Hospital,  agravado pelo facto de o volume de prestadores externos ser cada vez maior e de menor qualidade, registando-se cada vez mais falhas nas escalas de diversas especialidades.
Basta referir que nos meses de Julho e Agosto de 2019, a Maternidade teve vários dias encerrada por falta de médicos, tendo as grávidas sido desviadas para os hospitais mais próximos. 
Neste momento, todas as especialidades que ainda prestam serviço na Urgência do Hospital de Portalegre dependem em maior ou menor quantidade de prestadores externos.
Aliás, a ULSNA, Unidade Local de Saúde onde o Hospital de Portalegre se encontra enquadrado, gasta mais de 5 milhões de euros por ano só com prestadores externos, enquanto o Hospital de Évora gastou 1,5 milhões.
Dessa intervenção resultou mesmo uma participação de uma delegação da Ordem dos Médicos numa reunião da Câmara Municipal de Portalegre, onde o assunto foi exposto ao Executivo Municipal e posteriormente discutido na Comissão Parlamentar de Saúde na Assembleia da República.
 Mas para confirmar as piores expectativas que pairam sobre o nosso Hospital chegou-nos a notícia, em finais de Agosto, de que das 32 vagas que a ULSNA disponibilizou para contratar médicos especialistas, apenas 2 foram efectivamente contratados.
E a CDU está em condições de informar a Assembleia Municipal de Portalegre que o Hospital de Portalegre não irá contar com nenhum dos dois médicos contratados.
É fácil perceber qual o futuro de um Hospital em que a maioria dos médicos se encontram à beira da reforma e nenhum entra!
Mas perante estes factos o que é que o responsável da ULSNA afirmou? 
Que é o normal e que nos últimos anos o cenário não tem sido muito diferente!
Mas com certeza a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, eleita pelos portalegrenses afirmou bem alto a necessidade de se encontrar uma solução para este problema que em último caso levará à morte do nosso Hospital!
Não!
A Sra. Presidente da CMP nada disse sobre o assunto...
A CDU não se resigna com a normalização de algo tão prejudicial para a cidade, para o concelho e para o distrito de Portalegre.
 Como tal, a CDU vem por este meio condenar a forma leviana e sobranceira como a Sra. Presidente de Câmara e o sr. Presidente do Conselho de Administração da ULSNA lidaram e continuam a lidar com tudo o que se prende com o Hospital de Portalegre.
E porque entendemos ser esta a melhor forma de comemorarmos, em Portalegre, os 40 anos da criação do SNS, desafiamos  a Assembleia Municipal de Portalegre, reunida a 20 de Setembro de 2019,  a apelar aos responsáveis do Ministério da Saúde, que olhem para o que está a acontecer no nosso Hospital e tomem medidas que evitem o seu definhamento.
 A CDU Portalegre