13.5.09

Visita da Associação de Veteranos do SNB a Joué-les-Tours, França

Maire de Azay e comitiva nisense - Foto António Delfino
Atletas agradecendo a presença do público - Foto Henrique Semedo
Recepção à comitiva nisense - Foto António Delfino
A convite do Presidente da Direcção da Associação de Veteranos do Sport Nisa e Benfica, integrei a comitiva, que entre 29 de Abril e 03 de Maio de 2009, visitou o centro de França, como forma de retribuir a visita a Nisa em Maio de 2008 da Union Sportive Portugais de Joué-les-Tours.
Todas as palavras que possa aqui dizer, não serão por certo, suficientes para expressar todo o meu apreço e satisfação pela forma digna e determinada com que as Direcções das duas colectividades, em particular dos seus principais representantes Bento Semedo e Jean-Pierre Laré, se entregaram a esta notável iniciativa, nunca regateando esforços para que tudo corresse bem e que todos se sentissem satisfeitos, não esquecendo obviamente todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram também para o sucesso desta iniciativa.
Ao longo de 4 dias foram desenvolvidas diversas actividades de um Programa previamente estabelecido, que fez com que todos os que se deslocaram à região de Indre et Loire (a grande maioria pela primeira vez), se sentissem verdadeiramente em casa.
Na recepção no dia 30 de Abril, no Stade Jules Ferry em Joué-Les-Tours, estiveram presentes o Cônsul Honorário de Portugal em Tours, Luís Palheta (que por sinal é nosso conterrâneo), Michel Verdier, Maire de Azay-Le-Rideau, Virgínia Reguin Adjunta do Maire de Ballan, Philippe Le Breton, Maire de Joué-Les-Tours e o seu Adjunto Francis Gérard, que fizeram muito dignamente as honras da casa, com um “vin d’honneur” (vinho de honra), como mandam as “regras da casa” em terras francesas.
Na manhã do dia 1 de Maio, na visita a Azay-Le-Rideau e a Cheillé, uma vez mais os anfitriões primaram por uma simpatia e amabilidade dignas destes atributos: Mr. Michel Verdier recebeu a comitiva no Hotel de Ville de Azay (Câmara Municipal) e após algumas palavras de boas vindas, seguidas de beberete e pequeno-almoço, foi efectuada uma visita guiada por Azay pelo Maire Mr. Verdier, que revelou verdadeiros atributos de guia turístico!
Após a visita a Azay e a uma Cave de Vinhos em Valléres, a comitiva dirigiu-se para Cheillé, onde na respectiva Sala de Festas, o Maire local Mr. Jean-Serge Hurtevent e a responsável pela Comissão de Geminação em Azay, Madame Frederique Batista, fizeram as honras da casa, desejando uma boa estadia a todos e lançando um apelo às entidades responsáveis no sentido da Geminação ser relançada e que pretendiam neste sentido e num futuro próximo, deslocar-se a Nisa com o objectivo de, em conjunto com representantes da Câmara, retomar e revitalizar o processo de geminação entre Azay, Cheillé, Saché e Nisa.
Após um bufete frio, teve lugar um magnífico baile abrilhantado pelo sempre animado e bem disposto grupo de música popular de Nisa “Domingos & Dias Santos”.
Dos restantes dias do Programa de visita, gostaria de destacar a visita à cidade de Tours, o jogo de futebol entre a Associação de Veteranos do SNB e a sua congénere francesa U. S. Portugais Joué-Les-Tours, motivo principal da deslocação, o jantar e baile que se lhe seguiram, uma vez mais abrilhantado pelos “Domingos & Dias Santos” que conseguiram alargar a sua legião de fans em terras de Indre et Loire, disso não tenho dúvidas!
A comunidade portuguesa, muito em particular a comunidade nisense, aderiu em massa às actividades constantes do Programa da visita, enchendo de satisfação todos os presente e muito em particular, aqueles que, em boa hora, quiseram levar para a frente esta inolvidável iniciativa.
Parafraseando um amigo meu, “resumindo e baralhando”, são, em minha opinião, iniciativas desta natureza que deveriam ser aproveitadas no sentido de funcionarem como estímulo para que o processo de Geminação seja retomado e lhe seja dada a dignidade que o mesmo merece, pelo que penso que teria sido importante o Municipio de Nisa ter-se feito representar, pois teria aqui uma excelente oportunidade para, em conjunto com as entidades francesas, reactivar os laços de geminação entre as duas comunidades, dando-lhe um novo rumo! Faço votos para que esse novo rumo seja uma realidade, assim haja vontade para tal!
Nisa, 13/05/2009 / Sérgio Cebola