2.9.15

Subsídios para a história do concelho de Nisa (1)

 Vasco da Gama, alcaide-mor de Nisa
Há 500 anos (Agosto de 1515) Vasco da Gama era Alcaide-Mor de Nisa, um cargo e uma estadia no concelho mais a norte do Alentejo raramente referido por historiadores e biógrafos do grande navegador português.
Em 1992 a Câmara de Nisa estabeleceu um acordo de geminação com Sines e Vidigueira, e mais tarde Évora, sob a égide de tão grande personagem da nossa história, ligado aos quatro municípios do Alentejo.
Em 1998, assinalando a grande viagem do Almirante até à Índia, foi publicado na página cultural “Erva Cidreira”, o presente texto que aqui trazemos, não só pela efeméride, mas pela divulgação de um facto histórico ainda hoje pouco conhecido.
“ No ano em que se comemora 500 anos da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, não deixa de ser oportuno lembrar a ligação de Vasco da Gama às terras alentejanas.
1998 é também o ano da realização da exposição Universal Expo 98, em Lisboa.
Esta exposição contém em si um conceito de universalidade, cultura, informação e educação.
O tema desta exposição será o Mar, os Oceanos -- Última fronteira do Planeta. A escolha deste tema assinala o reencontro com uma vocação histórica dos portugueses, simbolizada pela viagem de Vasco da Gama.
Partindo da comemoração dos 500 anos da viagem que levou à descoberta do caminho para a Índia pela armada comandada por Vasco da Gama, aqui fica o convite a fazer uma viagem até bem perto de si, ao Alentejo-Nisa, vila onde o navegador se fixou após a sua mais nobre odisseia.
Vasco da Gama foi um homem do Alentejo. O propósito deste artigo é lembrar este facto. A ligação de Vasco da Gama à vila de Nisa é muitas vezes desconhecida e esquecida. Tentando alterar esta situação procuramos dar a conhecer melhor a figura de Vasco da Gama e a Vila de Nisa.
Existem poucas provas da passagem de Vasco da Gama por Nisa. As que existiam o tempo fez desaparecer.
Vasco da Gama foi para Nisa em 1515, quando a 1 de Agosto lhe foi concedida a carta de privilégio de uma coutada. Mas a relação entre Vasco da Gama e Nisa parece ser anterior a esta data, a sua assinatura no foral da Vila concedido em 1512 por D. Manuel, era a prova disso. A dita assinatura entretanto foi recortada desse documento, no entanto antes deste infortúnio, em 1943, foi autenticada e reconhecida por Luis Keil.
Vasco da Gama foi Alcaide-Mor de Nisa. Outra das provas de que a ligação entre o argonauta e esta vila é anterior a 1515 foi o facto de que após a morte do seu antecessor D. João de Sousa em 1513, Vasco da Gama ocupou o cargo de Alcaide-Mór de Nisa logo nesse ano, visto que este não podia ficar vago durante muito tempo.
Não existem provas físicas que testemunhem a passagem de Vasco da Gama por Nisa. Sabe-se que foi dono de uma coutada que ficava no termo do concelho. Existe ainda hoje entre Nisa e Castelo de Vide um lugar chamado Tapada do Vasco, à qual ainda muitos chamam Tapada do Vasco da Gama... Pura coincidência?
Nas Memórias Paroquiais há referência a que Vasco da Gama terá habitado no Castelo de Nisa, sendo este a residência dos Gamas e seus descendentes. A ligação dos Gamas com a vila de Nisa não desapareceu com a morte do Almirante da Índia. O filho e sucessor de Vasco da Gama, D. Francisco da Gama foi nomeado capitão da Vila de Nisa pelo Rei D. João III. O Marquesado de Nisa nasceu com o trisneto de Vasco da Gama, D. Vasco Luís da Gama, 5º conde de Vidigueira, que perdurou até à 10ª geração.
Depois de descobrir o Mundo na Expo 98 venha repousar neste cantinho alentejano.
 Nisa é um dos concelhos da região Alto-Alentejo. A vila de Nisa data dos fins do século XIII, mas antes existiu outro povoado, que foi destruído e abandonado quando a população se manteve fiel ao Rei D: Dinis contra seu irmão D. Afonso. As ruínas de Nisa-a-Velha ainda existem e estão situadas a 4 quilómetros do que é hoje em dia, a Vila de Nisa.
O castelo mandado construir pelo rei D. Dinis, veio mais tarde a pertencer à Ordem de Cristo. Do Castelo Dionisíaco presentemente resta apenas duas das portas principais e alguns panos da muralha. Ainda podemos ver a Porta de Montalvão que era a antiga entrada principal da Vila.
A nível da arquitectura religiosa a vila de Nisa é bastante rica. Podem ser visitadas a Igreja Matriz -- uma construção do séc. XV,  reedificada no séc.XVIII; a capela do Mártir S. Sebastião, cujo traçado primitivo é do séc.XVI. Junto aos paços do concelho pode ser encontrada a Capela da Misericórdia, datada do séc. XVI, com um portal Renascentista. Curiosa pela sua forma octogonal é a Capela do Calvário edificada no séc. XVIII. Há ainda a referir, a Igreja do Espírito Santo, do séc. XVI, e a Capela de Santo António, do séc. XV.
Em Nisa-a-Velha podem ser visitadas as capelas de Nossa Senhora da Graça e Nossa Senhora dos Prazeres.
Pela vila de Nisa encontram-se alguns fontanários dignos da nossa atenção: são exemplos disso a Fonte da Pipa (do séc. XVIII), Fonte do Frade (séc.XVIII), e a Fonte da Cruz dos finais do século XVI. Passeando pela zona histórica da vila podem ser apreciadas várias casas senhoriais.
A população do concelho de Nisa dedica-se essencialmente à actividade agrícola, artesanato, produção dos afamados queijos de ovelha característicos desta região, assim como os enchidos de carne de porco, também bastante apreciados.
Na gastronomia típica da região de Nisa destacam-se os seguintes pratos: ensopado de borrego, sarapatel, sopa de cachola, migas, pézinhos de borrego, maranhos. Na doçaria: cavacas, rebuçados de ovos, nisas, barquinhos, bolos dormidos.
No artesanato, a olaria destaca-se pela sua antiga tradição em Nisa, reconhecível pelas suas peças decoradas com pedrinhas brancas, bilhas, azados e cântaros.
Não deixam de ser também famosos os bordados e rendas: frioleiras, rendas de bilros, trabalhos de aplicações de feltros, xailes e quadros bordados. Todos estes trabalhos poderão ser apreciados no Museu do Bordado e do Barro.
VASCO DA GAMA - Breve Biografia
1469- Nasce em Sines
1497- Nomeação para capitanear a expedição ao Índico
1498/99- Viagem à Índia
1500/01(?)- Casamento com Catarina de Ataíde
1502- Regressa à Índia por considerar indispensável a presença portuguesa na região.
1507- Uma decisão régia leva Vasco da Gama a abandonar Sines e vai viver para Évora.
1515- É-lhe concedida a "carta de privilégio de coutada em Nisa".
1519- Torna-se conde da Vidigueira
1521- Morte de D. Manuel, sucede-lhe D. João III.
1524- Vasco da Gama é nomeado governador da Índia, no mesmo ano inicia uma viagem à Índia; morre a 24 de Dezembro.  
Catarina Pinto Correia e Cristina Ribeiro
Texto publicado no jornal "Alto Alentejo" - 2/9/2015