1.9.11

Pardo, Duque e Arneiro festejaram Senhora Santa Ana



As aldeias de Pardo, Duque e Arneiro (freguesia de Santana) estiveram em festa no passado fim-de-semana. Os festejos populares em honra da Senhora Santa Ana animaram aquelas povoações durante quatro dias, com diversos eventos, destacando-se, no domingo, as cerimónias religiosas, missa e procissão em honra da sua padroeira.
O programa das festas deu particular relevo à música popular, com actuações do Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa, Rancho Típico “Os Avieiros” de Vila Franca de Xira, grupos “Bombos de Ródão” e “Gentes de Ródão” para além dos bailes com categorizados grupos musicais e iniciativas de carácter desportivo e recreativo.
O ponto alto das festas aconteceu no domingo com a realização das cerimónias religiosas. Primeiro, a celebração da missa, seguida da tradicional procissão pelas principais ruas da aldeia de Arneiro, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Nisense, que mais tarde actuaria no recinto.
Durante o cortejo religioso, a chuva fez a sua aparição, chegando a ser de alguma intensidade, mas não chegou para demover os fiéis na sua caminhada até à igreja de Santana.
Sentida, foi a cerimónia de despedida da Senhora Santa Ana, junto à entrada da igreja, com cânticos de saudação, agradecimento e homenagem.