6.6.25

CULTURA: Terras sem Sombra em Mourão.

 


12 e 13 Junho. Quarteto de Cordas da Orquestra da Costa Atlântica: «Cantos da Terra: O Eterno Feminino»

5.6.25

ÉVORA: Concurso para Jovens Intérpretes


Estão a decorrer as inscrições para o 𝐩𝐫𝐞́𝐦𝐢𝐨 𝐉𝐨𝐬𝐞́ 𝐀𝐮𝐠𝐮𝐬𝐭𝐨 𝐀𝐥𝐞𝐠𝐫𝐢𝐚 - 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐉𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬 𝐈𝐧𝐭𝐞́𝐫𝐩𝐫𝐞𝐭𝐞𝐬 - Modalidades de Canto e Clarinete.

Este concurso decorre no Convento dos Remédios, em Évora, de 18 a 19 de julho de 2025.

A inscrição pode ser formalizada através do seguinte link: https://docs.google.com/.../1TZaQniCWdsMz0u7a6Jd9LeCSmdn.../

O regulamento pode ser consultado em eboraemusica.pt/

 

ARRAIOLOS: O Tapete está na Rua

 





ISRAEL GENOCIDA: Bloqueio Alimentar

 

Cartoon editorial da @revistasabado – Vasco Gargalo

O Mediterrâneo celebra-se em Oeiras: Música, Circo e Emoção Sem Fronteiras


Uma celebração do diálogo cultural mediterrânico com concertos, circo e teatro de rua em espaços emblemáticos do concelho de Oeiras.

De 22 de junho a 31 de agosto, o Festival Sete Sóis Sete Luas regressa ao concelho de Oeiras com uma das programações mais ricas e diversificadas de sempre. Ao longo de dois meses e meio, espaços icónicos como o Parque dos Poetas e a Fábrica da Pólvora recebem artistas de renome internacional, produções originais do Festival e propostas que cruzam música, dança, teatro de rua e circo contemporâneo.

O Festival, que há quase de 30 anos realiza-se em Oeiras, promove o diálogo cultural entre o Mediterrâneo e o mundo lusófono, traz este ano projetos inéditos de Cabo Verde, Catalunha Eslovénia, Espanha, França, Galiza, Grécia, Itália, Portugal, Tunísia e Ucrânia.

Entre os destaques da edição 2025: "Art-Ilusió" da companhia basca Markeliñe, teatro de rua visual e poético; a estreia nacional da orquestra multicultural MED 7LUAS25 ORKESTRA; Concertos únicos de Óscar Ibáñez (Galiza), Ambrogio Sparagna (Itália), Fiorenza Calogero (Nápoles) e muitos mais; performances de circo acrobático de Les P’tits Bras (França), Mr. Copini e Nom Provisional (Catalunha); A estreia absoluta do projeto juvenil internacional JEUNESSE VIII DAS CIDADES 7SÓIS.

A participação é gratuita em todos os eventos.

O Festival Sete Sóis Sete Luas agradece o apoio do Município de Oeiras, cuja colaboração é fundamental para a promoção da cultura mediterrânica e para o acolhimento de artistas internacionais em solo português.

🧭 Para acompanhar o Festival em Oeiras:

Inscreva-se na newsletter na pagina - https://festival7sois.eu/festival-2025/oeiras-4

Ou envie o seu contato WhatsApp por mensagem privada (0039 388.7583081) para fazer parte da Community Sete Sóis Sete Luas em Oeiras.

📅 A programação completa está disponível em breve no site e redes sociais do Festival.

BEJA ROMANA já começou!


Até 8 de junho, a cidade de Beja regressa ao período romano, com um programa cheio de história, animação e cultura!

🎭 O que esperar?

• Recriações históricas e desfiles romanos

• Espetáculos de fogo e teatro

• Oficinas temáticas, jogos e atividades para famílias

• Mercado romano com artesanato e gastronomia

• Concertos e animação diária no centro histórico

📍Locais: Praça da República, Largo da Conceição, Jardim do Bacalhau e outros espaços do centro da cidade

📲 Consultar o programa completo em:

👉 https://cm-beja.pt/pt/menu/1059/programa.aspx

Vista-se a rigor e reviva Pax Julia!






SERPA: 22º Encontro de Culturas


Na sua 22.ª edição, o 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀  assume-se cada vez mais como uma celebração da diversidade cultural e vai encher Serpa num roteiro que privilegia o Centro Histórico.

Pelos palcos principais, na Praça da República, no mítico Espaço Nora e na envolvência do Alto de S. Gens vão desfilar oito concertos com géneros bastante festivos que vão do fado à world music de fusão portuguesa/indiana, do funk ao mariachi, à fusão de hip-hop, samba, afrobeat brasileiros e à música africana, de expressão ibérica, o funk, o soul, e hip-hop, entre outras sonoridades.

Criolo, António Zambujo, a fadista Sara Correia, o projeto AMBAR, juntamente com os Cais Sodré Funk Connection, DJ Wilson Honrado e Los Cavakitos são as nossas propostas de concertos. A música clássica também está representada, com um concerto único no Alto de S. Gens pela Orquestra do Algarve.

Destaque para o Dia do Cante, que decorre a 10 de junho e encerra o Encontro, em dia dedicado aos cantadores e cantadeiras e à celebração do Cante Alentejano, com a participação dos 10 grupos corais do concelho de Serpa. A partir das ruas adjacentes à Praça da República, os grupos corais vão cantado ao encontro da plateia, rodeando-a. Fechado o círculo, 200 vozes envolvem o público com as suas modas tradicionais entoadas em uníssono.     

O Encontro de Culturas quer-se cada vez mais diversificado na oferta cultural, assim teremos ainda o IV Encontro de Poesia Ibérica e apresentação da 3.ª Oficina de Escrita Criativa, este ano dedicado à Geo-poética.

Também a dança vai estar representada no Encontro de Culturas 2025. “Fragmentos” retorna ao elemento água – doadora de vida, purificadora e transformadora –, com coreografia de Nadine Barton, projeto desenvolvido com a comunidade local com o apoio do Musibéria e da BAAL17.

A Ordem do O, estrutura artística sedeada no Parque de Monsanto, estabelece uma relação sensorial e poética do corpo com o entorno natural, na Oficina Corpo Poético na Paisagem e no espetáculo/performance de dança Corpo Totémico, cruzamento da linguagem do corpo com o contexto natural, ambos na envolvência do Jardim do Palácio Ficalho.

Desde há vários anos que a interculturalidade tem vindo a ser um momento essencial no Encontro de Culturas. Numa coorganização entre o Município de Serpa e a Rota do Guadiana, o dia da Interculturalidade e da Partilha envolve a comunidade migrante que atualmente reside no nosso território.

A nossa proposta, que inclui mostras gastronómicas, demonstração de capoeira, projeção de um filme e workshop de danças de Bollywood, culminando com o concerto AMBAR – Encontro Portugal/Índia, tem como objetivos a valorização das diferentes culturas, mediante partilha de tradições e costumes, a celebração da diversidade e da partilha entre diferentes pessoas, comunidades e culturas, a promoção da inclusão social e divulgação de projetos e iniciativas locais de apoio à população imigrante.

O Encontro de Culturas, organizado pelo Município de Serpa, está candidatado ao Projeto GEOPARQUE TRANSNACIONAL EN EL ESPACIO TRANSFRONTERIZO HUELVA-ALENTEJO (GEOTRANS), financiado pelo Programa de Cooperação Interreg VI - A Espanha - Portugal (POCTEP) 2021-2027.

𝗗𝗶𝗮 𝟲 | 𝘀𝗲𝘅𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮

18h00 | Oficina Escrita Criativa Geo-poética | Biblioteca Municipal de Serpa (sujeita a inscrição prévia)

19h00 | Performance de dança Fragmentos, de Nadine Barton | Auditório Musibéria

22h00 | Concerto com Criolo (Brasil) | Praça da República

Fora d’Horas | Concerto com Cais Sodré Funk Connection | Espaço Nora

𝗗𝗶𝗮 𝟳 | 𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼

10h00 | Oficina Corpo Poético na Paisagem, Ordem do O | Jardim Palácio de Ficalho

15h00 | 4.º Encontro de Poesia Ibérica | Ponto de Encontro Jardim Municipal de Serpa

17h00 | Dança Corpo Totémico, Ordem do O | Jardim Palácio de Ficalho

19h00 | Concerto “Foco em Aurel Dawidiuk”, pela Orquestra do Algarve, Alto de S. Gens

22h00 | Concerto com António Zambujo (PT) | Praça da República

Fora d’Horas | Concerto com DJ Wilson Honrado (PT) | Praça da República

𝗗𝗶𝗮 𝟴 | 𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼 | 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲

11h00 | Abertura | Mercado Municipal de Serpa

11h15 | Aula Aberta e Demonstração de Capoeira, Escola de Capoeira Gingarte de Beja | Mercado Municipal de Serpa

12h00 | Degustação de Sabores do Mundo | Mercado Municipal de Serpa

Show cooking de Comida de Fusão Portugal/Índia, pela chef Cristina Carrasco | Mercado Municipal de Serpa

Durante a manhã: Demonstração de críquete, pinturas Mehndi, escrita de nomes próprios nas línguas Indi e Urdu | Mercado Municipal de Serpa

15h00 | Passagem do filme “Viagem a Portugal”, de Sérgio Tréfaut, seguido de debate e reflexão em torno das questões da imigração, discriminação e racismo | Biblioteca Municipal de Serpa

18h00 | Workshop Danças de Bollywood, pela Associação Zariya | Jardim da Biblioteca Municipal de Serpa

22h00 | Concerto Ambar – Encontro Portugal-Índia, pela Associação Zariya (Portugal/Índia) | Praça da República

𝗗𝗶𝗮 𝟵 | 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗻𝗱𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮

18h00 | Apresentação do livro de poesia “Raiz da Água”, de Carina Anselmo Valente, com apresentação do livro feita pelo poeta espanhol, Miguel Angel Curiel e pela poeta portuguesa Dulce Guerreiro| Biblioteca Municipal de Serpa

22h00 | Concerto com Sara Correia (PT) | Praça da República

Fora d’Horas | Concerto com Los Cavakitos (PT)| Espaço Nora

𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟬 | 𝘁𝗲𝗿𝗰̧𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮 | 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗮𝗻𝘁𝗲

Praça da República (ver programa próprio)

 

CASTELO DE VIDE: Folhas de Junho – Concerto Instrumental


Concerto António Eustáquio (Guitolão) e Carlos Barretto ( Contrabaixo) em Castelo de Vide. Dia 6 de junho, às 21h, no jardim grande.

Apareçam!!!

ALPALHÃO: AJAL organiza Arraial de S. João


Prepara-te para uma noite inesquecível, cheia de música, sardinhas assadas, bailarico e muita animação! Junta a família e os amigos e vem jantar e celebrar o São João connosco!

📍 Largo do Terreiro, em Alpalhão

🗓️ 23 de junho

A partir das 19h

Às 22h30 contamos com o Grupo de Contradanças de Alpalhão para animar ainda mais esta noite!

Não faltes! O São João celebra-se em grande!

4.6.25

ARRONCHES: Exposição “Crianças”

 


Integrada nas Festas de São João

Inauguração no dia 4 de junho (quarta-feira), pelas 18H00, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches

Castelo de Vide celebra cultura filipina em evento inédito de três dias


A vila de Castelo de Vide acolhe, a partir de sexta feira e até domingo, as comemorações dos 127 anos da Independência das Filipinas, num fim de semana marcado pela música, gastronomia e tradição deste país asiático.

O evento é fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide, a Embaixada das Filipinas em Portugal e o Festival Terras sem Sombra, que este ano escolheu as Filipinas como país homenageado.

Segundo o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, a decisão de realizar estas celebrações naquela vila alentejana foi tomada pelo Embaixador das Filipinas em Portugal, num gesto que reforça os laços entre a comunidade filipina e Castelo de Vide.

António Pita adiantou que o Jardim Grande (Parque João José da Luz) será o epicentro das festividades, com um mercadinho multicultural, onde os visitantes poderão provar pratos típicos, conhecer o artesanato filipino e desfrutar da música tradicional.

Além disso, estão programadas atividades especiais sobre o património cultural e biodiversidade local, promovendo o diálogo entre as culturas.

O grande destaque será o concerto do prestigiado coro The Philippine Madrigal Singers, reconhecido internacionalmente pela sua excelência vocal. O espetáculo acontecerá no sábado, a partir das 21:30, na Igreja Matriz de Castelo de Vide.

In Rádio Portalegre 03-06-2025

 

ESTREMOZ: Arquivo Municipal disponível para consulta online


Dentro do projeto que tem vindo a ser desenvolvido para disponibilização online de documentação dos fundos do Arquivo Municipal de Estremoz, para o qual o Município de Estremoz adquiriu equipamentos para digitalização, no Dia Internacional dos Arquivos que se comemora a 9 de junho, finalmente concretiza-se através da plataforma Atom, a possibilidade de consulta online dos fundos e coleções à guarda deste arquivo.

 Documentação diversa sobre a história do concelho de Estremoz estará disponível para consulta gratuita e livre em Arquivo Digital.

 O principal objetivo é democratizar o acesso à informação histórica, contribuindo desta forma para o estudo da história de Estremoz e para a preservação da memória coletiva.

 O Arquivo Municipal de Estremoz disponibiliza online documentação diversa da administração local e central, Celeiros Comuns, Judiciais, Misericórdias, Confrarias e Irmandades, de associações, de pessoas e de empresas do concelho de Estremoz.

 Na plataforma é possível fazer uma pesquisa simples, sobre o que se quer consultar ou navegar nos diversos fundos existentes.

 Atendendo ao expressivo volume de documentos contidos no Arquivo Municipal, nem todos os fundos e coleções têm arquivos digitais e alguns ainda não têm tratamento arquivístico concluído, assim sendo, a plataforma estará em permanente atualização. A ideia é «cada vez mais abrir o arquivo à comunidade».

 O Arquivo Municipal de Estremoz funciona no edifício do Centro Cultural e Associativo Dr. Marques Crespo, onde tem à sua guarda 76 fundos e coleções.

 

GAVIÃO: 𝐗𝐗 𝐅𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐞𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐁𝐞𝐥𝐯𝐞𝐫 - 𝟐𝟎, 𝟐𝟏 𝐞 𝟐𝟐 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓

🏰 A vila de Belver prepara-se para voltar à época medieval nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2025, com a recriação histórica “D. Dinis e o Tesouro dos Hospitalários”, naquela que é já uma das mais emblemáticas feiras medievais da região.

⚔️ A edição de 2025 contará com mais de quarenta e cinco stands, oito espaços de restauração e um programa diversificado que inclui teatros de fogo, o assalto ao castelo, trovadores e músicos nas tabernas, acrobacias e danças medievais.

𝐍𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝟐𝟎, 𝟐𝟏 𝐞 𝟐𝟐 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓, 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐞 𝐚 𝐅𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐞𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐁𝐞𝐥𝐯𝐞𝐫!

𝐎𝐧𝐝𝐞 𝐨 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚𝐝𝐨 𝐚𝐢𝐧𝐝𝐚 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐢𝐫𝐚 …

3.6.25

CUNHEIRA (Alter do Chão): Festa do 490 Aniversário do Grupo Recreativo Olímpico

 


PORTALEGRE: Junho em Cena - "A mulher mais forte do mundo"

6 JUN. SEX. 21.30H

A mulher mais forte do mundo

Vencedor da Sementeira - Bolsa de Novas Criações para o Alentejo

Junho em Cena – Mostra de Artes Performativas

Teatro | Claustros do Convento de Santa Clara | entrado livre | M/12 anos

“A Mulher mais Forte do Mundo” é uma performance que cruza circo contemporâneo e escultura, para explorar a relação entre força, memória e identidade no corpo feminino. Inspirada nas mulheres do circo tradicional, que desafiavam normas ao exibirem a sua força, a artista manipula pedras transformando-as em objetos em movimento.

Através de testemunhos recolhidos em cada localidade, o espetáculo tece um diálogo entre o peso da matéria e o das histórias que carrega, questionando: O que significa ser forte? Quem é, afinal, a mulher mais forte do mundo?

 Direção e Interpretação: Filipa Madeira

Olhar Externo: Leonardo Shamah

Música: Helena Nogueira e Marco Massano

Desenho de Som: Carolina Lecoq

Desenho de Luz: Naiana Padial

Fotografia: Maria Leonardo Cabrita

Direção Técnica e Operação: João Nunes

Comunicação: Luís Coelho

Produção: Antípoda A.C.

Co-Produção: O Espaço do Tempo, Alma d’ Arame, Pó de Vir a ser, CAE Portalegre, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Câmara Municipal de Mértola

Co-Produção de Residência: UMCOLETIVO

Financiado pela DGArtes – Direção-Geral das Artes e Fundação Eugénio de Almeida

 

ISRAEL GENOCIDA: Com "matança" interminável, resta resistir "em desespero" pelo reconhecimento da Palestina


Se Portugal lutou pela independência de Timor, agora é tempo de lutar pela da Palestina. Quem o diz é Ana Gomes, no Fórum TSF

Da União Europeia até "aos portugueses e às portuguesas de todas as ideologias", o apelo, feito no Fórum TSF desta terça-feira, é que a Palestina seja reconhecida como Estado por todos.

A embaixadora Ana Gomes, uma das subscritoras da petição que defende que Portugal deve reconhecer o Estado da Palestina, faz um apelo ao Governo para que dê esse passo. "Há um povo lá que, neste momento, está a ser barbaramente exterminado", lembrou. Mais de 140 países já o fizeram, tais como Espanha, Brasil, Noruega, Suécia ou Angola.

Em declarações no Fórum TSF, a socialista explicou que assinou aquela petição "por desespero" e para manifestar a "total indignação à matança que está em curso em Gaza" que, sem uma condenação, "torna-nos cúmplices".

Fazendo uma analogia com a luta do povo português pela independência de Timor, em 1999, pediu "aos portugueses e às portuguesas de todas as ideologias" que se unam à causa palestiniana em nome da "sanidade e da sobrevivência da humanidade, da lição da Segunda Guerra Mundial e do que foi o Holocausto".

Além daquela diplomata, também Azeredo Lopes defendeu que é "importante uma posição comum da União Europeia". No entanto, o antigo ministro da Defesa, especialista em questões internacionais, tem pouca fé que isso aconteça: "Por exemplo, a Alemanha tem uma relação muito complicada com Israel por razões demasiado óbvias, sente o peso histórico do Holocausto."

No caso da Amnistia Internacional em Portugal, o porta-voz Miguel Marujo sublinhou que usar a fome de "pessoas desesperadas" como arma é um crime de guerra. Este "cerco sem sentido", que "é perfeitamente desumano", deveria servir para a comunidade internacional pressionar Israel.

Também em declarações no Fórum TSF, mas como ouvinte, o antigo eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes anunciou que os comunistas entregaram esta terça-feira na Assembleia da República uma nova proposta, mais uma, para o reconhecimento do Estado da Palestina.

In Fórum TSF

FOTO: Haitham Imad/EPA (arquivo)


ÉVORA: FRAGMENTOS – Arqueologia no Páteo de São Miguel

 


EXPOSIÇÃO

Curadoria de José Rui Santos

Sábados e domingos, 16h00-19h00 | Entrada livre

Inauguração: 7 de junho | 18h30

Situado no coração da acrópole, o Páteo de São Miguel ergue-se como um testemunho vivo da evolução da cidade. Desde alcácer muçulmano a castelo medieval, este espaço foi palco de momentos decisivos da história regional e nacional.

Sob os seus alicerces e paredes, esconde-se um verdadeiro arquivo de memórias. As camadas arqueológicas deste espaço contam a evolução urbana e cultural de Évora, revelando vestígios que atravessam civilizações.

Os materiais aqui expostos são provenientes de várias intervenções arqueológicas realizadas nos espaços da Fundação Eugénio de Almeida, nomeadamente no Páteo de São Miguel e Palácio da Inquisição (Centro de Arte e Cultura), e são testemunhos da ocupação antrópica na acrópole de Évora, através dos quais foi possível uma caracterização diacrónica da ocupação do espaço, do ponto de vista arqueológico, que se torna compreensível através de uma ilustração que representa a presumível sequência crono-estratigráfica registada ao longo das intervenções.

Nesta exposição, o visitante é convidado a conectar-se com o passado e a compreender a riqueza do património cultural.

Este espaço não é apenas um repositório de achados arqueológicos, mas um ponto de encontro onde a história ganha vida, fortalecendo a identidade local e o sentido de pertença.


ALTER DO CHÃO: Freguesia comemora DIA MUNDIAL DO AMBIENTE 25 🌳🌿

 


Vamos celebrar este dia de uma forma muito especial!

A Freguesia de Alter do Chão, em colaboração com a  APPACDM de Portalegre e o apoio do Centro Escolar, vai assinalar, na próxima quinta-feira, dia 5 de junho, o DIA MUNDIAL DO AMBIENTE!

Esta iniciativa insere-se no compromisso da Freguesia de Alter do Chão com a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a participação ativa dos cidadãos na proteção ambiental.

Associe-se ao programa e participe na eco caminhada!

 

𝗔𝘃𝗶𝘀 𝘁𝗲𝗺 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗼𝗹𝗵𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗻𝗶𝗺𝗮𝗶𝘀



Foi recentemente inaugurado o Centro de Recolha de Animais de Avis. Esta infraestrutura situa-se na EN 243, na saída de Avis em direção a Ervedal e destina-se a acolher cães e gatos do Concelho, assegurar tratamento médico quando necessário e colocação dos animais para adoção.

Este espaço dispõe de 7 celas e uma área aberta para cães, 5 celas e um solário para gatos, 3 celas para outras espécies, 1 cela para animais de grande porte e 2 compartimentos para isolamento, contando com uma capacidade para alojar simultaneamente, cerca de 30 animais. O Centro tem ainda instalações de apoio: receção ao público, sala de banhos, instalações sanitárias para pessoal de serviço e visitantes, sala de tratamentos, sala de esterilização, 6 salas de arrumação e vestiário.

A criação desta valência ocorreu na sequência do contrato programa assinado entre a Direção-Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e o Município de Avis, que assegurou o financiamento de uma parte deste projeto.

Este espaço encontra-se aberto ao público para visitas não agendadas, todos os segundos sábados de cada mês, das 14h00 às 17h00.

Visite o Centro de Recolha e adote um amigo de quatro patas!

CASTELO DE VIDE: Concerto dos Lucky Duckies e a loucura dos anos vinte

 


MÚSICAS INTEMPORAIS NUMA NOITE INESQUECÍVEL, NUM FIM-DE-SEMANA PROLONGADO COM CASTELO DE VIDE SOBRELOTADO… MAS ONDE TU E OS TEUS AMIGOS SÃO BEM-VINDOS.

📣 Entrada gratuita sem lugares reservados

 

NISA: Conheça os poetas do concelho (XXVI) José Hilário

 


AO POETA DE ABRIL 

Poeta da revolução sem fogo

Que tão cedo nos deixaste

Teus poemas são do nosso povo

Que em vida nos doaste

 

Com um grande “R” de revolução

E com um “D” de democracia

Fizeste tiro certeiro de canhão

À bojuda pança da burguesia

 

Com um “A” de amor e de Abril

E um lindo “L” de Liberdade

Denunciaste de forma viril

Os grandes tartufos da verdade

 

Só os caciques dos cacetes

Não gostam dos teus poemas

E nos salões dos palacetes

Falam de novo! Em algemas

 

Eu, em sonhos e recordações

Passeio-me pela cidade

Fardado de marinheiro

De cravo vermelho e peito nu

Dizendo ao povo verdadeiro

Que gostava de ser poeta como tu

José Hilário

2.6.25

TEXTOS DE AUTORES NISENSES (25) - João Diniz Fragoso


NISA - Terra de cor e Vida! 

Subindo este nosso tapete multicolor de Portugal, o retalho do Alto Alentejo é a primeira pincelada de cor harmónica entre um tom indeciso e outro que fere...

É o primeiro sorriso depois da expressão grave do Baixo Alentejo.

Depois do descampado e da solidão extensa da planície do sul, o solo toma as primeira ondulações, alcantilam-se as serras e a vegetação surge. Oásis!... O olhar já não se alonga pela imensidão da terra sem fim, embala-se, embala-se agora nas primeiras curvas das serras arborizadas e... nascem rosas!...

Marvão, no extremo do Alto Alentejo é a sua sentinela vigilante que descansa agora das lides de antanho.

Ali, não obstante a altitude e o agreste da sua penedia, não fazem as águias ninhos mas fizeram os homens doutros tempos um castelo que é um ninho de águias.

Seguida a prega do relevo depara-se-nos Castelo de Vide e, mais além, para os lados do Tejo, onde a ondulação do solo abranda antes das ondas alteradas dos primeiros contrafortes da Beira, estende-se uma povoação alegre de cor apenas recortando no céu uma silhueta de torres.

É Nisa – a “Corte das Areias” – de curiosa tradição histórica que lhe vem desde D. Diniz e cuja biografia se encontra explanada por Mota e Moura no seu livro “Memória histórica da notável vila de Nisa” e por Laranjo Coelho no livro “As ordens de cavalaria no Alto Alentejo”. Para estes guias encaminho o leitor visto que nestas curtas linhas nada mais faço que lembrar uma terra simpática e curiosa.

E de facto a “Corte das Areias” é, para aquele que não sofra de anestesia estética, um feixe de boas impressões. Dá-lhe carácter a sua Porta da Vila do século XIV, a “Fonte da Pipa” da Renascença, a Porta de Montalvão ainda do século XIV e o resto das suas muralhas.

Todos estes monumentos, belos de colorido e forma, satisfazem qualquer exigente arqueólogo ou pintor de arte.

Nisa tem sobretudo um carácter muito pessoal: nos seus usos e costumes, na hospitalidade bizarra, no protocolo de casamentos – único em Portugal – na fidalguia de acções e até em certo desafogo de valores pessoais que o ambiente meridional adormece um pouco...

Como digo, Nisa é sobretudo pessoal e a sua personalidade vinca-se bem, não só nos usos e costumes, mas também nas pequenas, mas curiosas indústrias nascentes: a da cerâmica que nos dá as cantarinhas pedradas tão apreciadas onde aparecem, e a das rendas e bordados em que algumas nisenses são artistas exímias.

O traje feminino é dos mais curiosos de Portugal, quer pela originalidade, colorido, forma e até riqueza, quer pela vivacidade do modelo que o veste pois, na generalidade, a mulher de Nisa tornou-se um belo e inconfundível tipo do Alentejo.

De crescente progresso, sobretudo com o desenvolvimento da Hidro Eléctrica do Alto Alentejo, esta vila desperta para a Vida e transforma-se acentuadamente, num confortável meio onde certa sociedade selecta lhe dá cor social intensa e simpática...

Diniz Fragoso  in Album Alentejano - 1933

NOTA

João Dinis Fragoso, nasceu em Nisa, na Herdade do Azinhal, em 1902. Foi um artista emérito, desenhador e cartonista, colaborador dos principais jornais portugueses como "O Século" e o "Diário de Notícias". São de sua autoria os dois belíssimos desenhos que aqui publicamos, ambos reproduzidos no "Álbum Alentejano", publicação regionalista dos anos 30 do século passado.

 

 

ATLETISMO: Clubes e atletas do Alto Alentejo em destaque no Campeonato do Alentejo de Pista 2025



O atletismo do Alto Alentejo voltou a deixar a sua marca no Campeonato do Alentejo de Pista 2025, realizado ontem, 31 de maio, na cidade de Vendas Novas. Numa jornada marcada pelo espírito competitivo, superação e grande entrega por parte dos atletas, os clubes da região mostraram empenho, vontade de evoluir e competir com outros atletas, através da participação na prova rainha do Alentejo.

Destaque especial para a Academia José Jacob, que, com uma exibição coletiva de elevado nível, conquistou o título de vice-campeã regional em femininos, somando vários pódios ao longo do dia. As atletas da academia mostraram grande consistência e qualidade técnica nas diferentes disciplinas, contribuindo para mais um resultado histórico para o clube.

Também em bom plano esteve a Associação Desportiva de Castelo de Vide, que com apenas uma atleta presente acabou por trazer duas medalhas de ouro para o Alto Alentejo, nas provas de lançamento do peso e disco, demonstrando a continuidade do trabalho sério e dedicado que tem vindo a desenvolver.

A representação do Alto Alentejo ficou ainda enriquecida com a presença do Eléctrico Futebol Clube e do Grupo Desportivo Arenense, que, apesar de não terem subido ao pódio, participaram com empenho e de forma promissora uma vez que são dos projetos desportivos mais recentes, mas que dignificaram a região com o seu espírito desportivo e compromisso com o crescimento do atletismo.

A Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) fez-se também representar institucionalmente pelo seu presidente, Daniel Madeira, e por uma equipa de 8 juízes, que colaboraram ativamente para o bom desenrolar da competição, contribuindo com profissionalismo e dedicação para a organização e credibilidade do evento.

A AADP saúda todos os clubes e atletas envolvidos pela sua participação e resultados, reforçando o orgulho em ver o Alto Alentejo tão bem representado numa das principais competições regionais da época.

O futuro do atletismo alentejano continua a ser construído com trabalho, dedicação e paixão — valores que ficaram bem patentes neste campeonato.


CAEP: "Gritos da minha dança! com a CERCI PORTALEGRE

 


6 JUN. SEX. 19H (Público Geral) - CAEP

4,5 e 6 JUN. QUA. QUI e SEX. 14H (Escolas) – CAEP

7 JUN. SÁB. 18H – Freguesia de Alagoa, no salão da Casa do Povo / 13 JUN. SEX. 18H – Freguesia de Alegrete, no centro Cultural do Espírito Santo.

Gritos da Minha Dança com a Cerci Portalegre

Junho em Cena – Mostra de Artes Performativas

Teatro | CAEP - CC  | entrada livre | M/12 anos

“Gritos da Minha Dança” é um projeto que parte do reconhecimento do corpo e do gesto, sublimando diferenças.

Assim, e inspirados pelo que Fernanda Botelho disse ser um "quase-diário" seu, que dá o título ao projeto, num primeiro momento, registámos (desenhando, fotografando, captando som ou escrevendo) emoções.

Depois, a revisitação dessas memórias, que fomos repetindo cada vez mais, tornou-a dança. Que gritamos, que sussurramos, que balbuciamos, que cantamos, que contamos, que narramos… quase sem palavras.

 Um projeto CERCI Portalegre e UMCOLETIVO, com o apoio à criação de Sara Afonso e com o apoio à produção do CAE Portalegre.

EPHEMERA – Exposição e programa de "As minas na cidade dos arquivos"

(BARREIRO, 5 DE JUNHO DE 2025)

Exposições, debates, visitas guiadas, numa antecipação do Dia Internacional dos Arquivos, centrada nas minas, história, papel na indústria local e nacional.

 

OPINIÃO - Europa: o impasse de von der Leyen


Em 1º de junho , encerraram-se os primeiros seis meses do segundo mandato de Ursula von der Leyen à frente da Comissão Europeia. Esses seis meses derrubaram do seu pedestal uma Presidente da Comissão que, em dezembro passado , parecia pronta para encarnar a União Europeia, tanto dentro como fora das suas fronteiras, como nenhum outro dos seus antecessores desde Jacques Delors.

Desde 2019, Ursula von der Leyen tem demonstrado real competência em concentrar poder em suas mãos, garantindo sua própria sobrevivência política e se apresentando efetivamente como a voz da Europa em todas as questões. E em julho passado, ela obteve significativamente mais sucesso em sua reeleição pelo Parlamento Europeu do que em seu primeiro mandato.

Ela então conseguiu remodelar a Comissão Europeia para atender aos seus próprios propósitos. Notavelmente, livrou-se do comissário francês Thierry Breton, que ousara enfrentá-la. Ela enganou Emmanuel Macron prometendo-lhe uma pasta importante se ele deixasse Breton, apenas para acabar oferecendo  a Stéphane Séjourné uma pasta ainda menor do que a que Thierry Breton administrava até então. Ela também dividiu habilmente as pastas confiadas aos seus vice-presidentes para garantir que nenhum deles pudesse jamais alegar atuar em uma área importante sem precisar consultá-la. Um golpe de mestre.

Mas essa posição de força era apenas aparente. Ursula von der Leyen, "Rainha da Europa", era na realidade um colosso com pés de barro. Porque, até agora, ela não conseguiu fortalecer os recursos disponíveis para as instituições europeias nem aumentar a coesão e a capacidade de ação da União.

Planos com nomes extravagantes sem financiamento real

Do lado financeiro, "os tendões da guerra", não lutou para renovar a operação Next Generation EU e contrair novos empréstimos significativos a nível europeu para lidar com Putin e as consequências da guerra na Ucrânia. Também não lutou para libertar novos recursos próprios para financiar a União e sair das discussões de bastidores entre os Estados europeus. Por fim, não se comprometeu a aumentar significativamente o orçamento da União durante o próximo ciclo orçamental europeu, que começa em 2028. Como resultado, corre o risco de ser ainda menor do que os anteriores, nomeadamente devido ao reembolso dos empréstimos Next Generation EU.

Para mascarar essa persistente falta de recursos, Ursula von der Leyen tem se concentrado fortemente na comunicação, multiplicando planos com nomes pomposos que exibem dezenas de bilhões de euros em despesas:

RePower EU para enfrentar a crise energética causada pela guerra contra a Ucrânia,

o Portal Global para combater a Iniciativa do Cinturão e Rota da China,

ReArm Europe para relançar a defesa europeia…

Mas, assim que você se aprofunda um pouco mais, percebe que não há nada, ou pelo menos não muito, por trás desses planos em termos de dinheiro novo adicional. Esses planos Potemkin se tornaram a assinatura de Ursula von der Leyen.

Como parte do programa ReArm Europe, o mais recente, o programa SAFE de € 150 bilhões que acaba de ser adotado consiste exclusivamente em empréstimos que terão de ser reembolsados ​​pelos Estados-membros. Em outras palavras, a única vantagem que o SAFE traz é a diferença entre a taxa de juros à qual a União pode tomar emprestado e a taxa de juros à qual os Estados o fariam sozinhos. Na maioria dos casos, essa diferença é mínima. E os países onde isso não ocorre são aqueles que já estão superendividados. Portanto, a capacidade do programa de realmente impulsionar o investimento em defesa na Europa provavelmente será muito limitada.

Consequências preocupantes para a defesa europeia

Aliado à fragilidade dos recursos disponíveis a nível da UE, o atlantismo exacerbado de Ursula von der Leyen colocou a UE numa posição extremamente frágil face à reversão da aliança de Donald Trump a favor de Vladimir Putin na questão ucraniana . Deixou a UE praticamente sem palavras sobre esta questão, que é essencial para o seu futuro. As únicas reações europeias substanciais registadas desde o início de 2025 sobre a questão ucraniana foram o resultado de uma "coligação de Estados dispostos", composta por vários países da UE, mas que agiu inteiramente à margem das instituições europeias.

Para o seu segundo mandato, Ursula von der Leyen mostrou-se particularmente interessada em nomear um Comissário Europeu para a Defesa, embora a Comissão não tenha qualquer autoridade nesta área ao abrigo dos Tratados. Os últimos meses demonstraram a falta de substância real desta ambição: se um sistema de defesa verdadeiramente europeu (finalmente) vier a ver a luz do dia, isso acontecerá muito provavelmente sem passar pela Comissão Europeia.

Em suma, do lado do "nervo da guerra", como dizem, Ursula von der Leyen evitou cuidadosamente por cinco anos se envolver em qualquer batalha que lhe permitisse fortalecer os meios à disposição da União para perseguir as políticas mais ambiciosas agora exigidas pela combinação de um ambiente geopolítico mais perigoso e o agravamento da crise ecológica.

Acordo Verde: da esperança à desilusão ecológica

O Acordo Verde poderia e deveria ter sido a principal conquista do primeiro mandato de Ursula von der Leyen. Também aqui, como a Presidente da Comissão não liderou a luta para aumentar os recursos da União, este pacote legislativo resultou essencialmente em padrões mais restritivos e energia mais cara, com um preço de carbono elevado.

Sem orçamento, a UE não conseguiu apoiar a transição verde por meio de subsídios significativos, como os Estados Unidos fizeram com o IRA ou a China com seu enorme apoio público à energia solar e eólica. Essa abordagem, sem surpresa, provocou uma reação significativa na opinião pública europeia. Como resultado, "Ursula von der Leyen II" não encontrou nada mais urgente do que desfazer o que "Ursula von der Leyen I" havia feito nessa área.

Ao embarcar em um ambicioso programa de desregulamentação social, ambiental, digital... em todas as direções, a Presidente da Comissão certamente demonstrou mais uma vez sua grande capacidade de garantir sua própria sobrevivência política ao abraçar o novo espírito dos tempos impulsionado por Elon Musk e Javier Milei, mas também demonstrou até que ponto lhe falta uma visão coerente e um projeto estruturante para a UE e seu futuro.

Quanto às intrusões de Ursula von der Leyen na política externa da União, elas têm sido, em grande parte, contraproducentes. Em particular, ela rapidamente optou por se alinhar à agenda da "Europa Fortaleza" da extrema direita em relação à migração, contribuindo assim para alienar os povos do outro lado do Mediterrâneo e da África. A União Europeia pagou caro por isso em toda a África, e particularmente no Sahel .

Uma proximidade agora assumida com a extrema direita

De braços dados com a primeira-ministra italiana de extrema direita, Giorgia Meloni , ela firmou, sozinha, acordos vergonhosos e em grande parte ilegais com a Tunísia de Kais Saied e o Egito de Abdel Fattah El Sissi , distribuindo incondicionalmente dezenas de bilhões de euros a ditadores para impedir que migrantes deixassem seus países. Isso sem consultar o Conselho, o Colégio de Comissários ou qualquer outro órgão europeu.

Foi a sua política em relação ao conflito de Gaza, em particular, que teve efeitos desastrosos para a União Europeia. A sua visita a Jerusalém em 13 de outubro de 2023 e o apoio incondicional que prestou na altura ao governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu tiveram repercussões muito negativas. Embora ela própria tenha se tornado mais discreta nesta questão, Ursula von der Leyen tem feito tudo o que pode, ao longo do último ano e meio, para impedir que a Comissão Europeia pressione o governo de Benjamin Netanyahu, bloqueando as iniciativas do AR/VP Josep Borrell, que pretendia que a UE se distanciasse do governo israelita.

Esse viés pró-Netanyahu prejudicou significativamente os interesses da Europa, não apenas no mundo muçulmano, mas também na América Latina, na África Subsaariana e na Ásia. O flagrante duplo padrão dos europeus entre a guerra desencadeada por Putin e a guerra em Gaza enfraqueceu significativamente o apoio à Ucrânia em muitos países do Sul Global, em particular, e serviu bem à propaganda do Kremlin.

Numa época em que a Europa democrática está ameaçada tanto no Oriente pelo imperialismo de Vladimir Putin como no Ocidente pelo autocrata Donald Trump, as ações do Presidente da Comissão no campo da política externa agravaram o nosso isolamento.

Em suma, os sucessos pessoais de Ursula von der Leyen como presidente da Comissão não contribuíram para tornar a União Europeia mais forte e resiliente.

·         Guilherme Duval – savonsleurope.eu - 2 de junho de 2025