A mostra resulta de uma colaboração com o Museu Etnográfico González Santana, de Olivença (Extremadura), e integra o programa de intercâmbio de exposições iniciado entre as duas instituições em 2024. A iniciativa tem como objetivo valorizar e promover a cultura transfronteiriça e o património material e imaterial comum às regiões.
A exposição apresenta uma seleção de peças cerâmicas do acervo do Museu de Olivença, que ilustram usos tradicionais como a cozedura, o transporte, a conservação de alimentos, a construção, o uso religioso e decorativo. A escolha das peças teve por base critérios de representatividade e diversidade funcional. A mostra é acompanhada por um catálogo homónimo, da autoria de Miguel Ángel Vallecillo Teodoro e María Teresa Plaza Núñez.
“Um olhar à cerâmica do Museu Etnográfico de Olivença” é também uma homenagem aos artesãos que moldaram o barro com saber e mestria, especialmente na histórica Rua dos Oleiros, em Olivença, muitos deles formados nas Caldas da Rainha.
A Galeria Aquí d’El Arte, onde decorre a exposição, integra a Rede Portuguesa da Arte Contemporânea desde 2024, reforçando o seu papel como espaço de dinamização cultural no Alentejo.
Local: Galeria Aquí d’El Arte – CECHAP
Endereço: Avenida Duques de Bragança, nº 4, 7160-209 Vila Viçosa
Inauguração: 18 de julho de 2025, às 17h30
Horário da galeria: Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Entrada: Livre