Acontece no dia 21 de Outubro no Pavilhão do Conhecimento
Se é um “HOMO CURIOSUS” não pode perder o grande evento de divulgação científica que acontece no dia 21 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, uma iniciativa dirigida a famílias que inclui palestras conduzidas por oradores de renome, experiências imersivas e documentários com reconhecimento internacional.
Depois de passar por Bilbao em 2019, é a vez de Lisboa acolher o evento “HOMO CURIOSUS”, organizado pelos canais de documentários produzidos pela AMC Networks International Southern Europe: Canal HISTÓRIA, AMC BREAK, Odisseia e AMC CRIME, em parceria com a NOS.
Apresentado por Rita Camarneiro, no “HOMO CURIOSUS” serão exibidos onze documentários exclusivos, premiados internacionalmente, e diversas experiências imersivas, que pretendem aproximar os visitantes da ciência de uma maneira divertida e original.
Assim, no sábado, 21 de outubro, das 9h30 às 20h, os mais curiosos têm entrada gratuita (mediante inscrição em www.homocuriosus.pt,) no Pavilhão do Conhecimento para assistir a onze palestras onde serão apresentados temas de grande atualidade, tais como: “Estamos a comer plástico?”, “Decifrando ossos: o que nos podem contar os mortos”, “Podemos falar com os animais?”, “Porque precisamos de mentir?”, “Podem as criptomoedas ser moedas padrão mundiais?”, ou “Poderemos morar no Espaço”?.
Num só dia, o Pavilhão do Conhecimento irá acolher alguns dos cientistas mais reputados do nosso país, como o Diretor de Voo da Missão Espacial Europeia, João Lousada, candidato a astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA); Nuno Maulide, professor na Universidade de Viena, reconhecido como “Cientista do Ano” em 2018 pelo Clube Austríaco de Jornalistas de Ciência; os conceituados físicos Alexandre Quintanilha e Carlos Fiolhais, entre muitos outros grandes “cérebros” nacionais.
Segundo Carlos Fiolhais, cuja palestra é subordinada ao tema “Porque somos homo curiosus”, a “curiosidade é a mola da nossa vida. Neste evento surpreendente teremos a presença de onze personalidades notáveis e extremamente curiosas, cujas palestras vão certamente permitir que cada participante entre na porta do futuro”.
Além disso, contará com a presença da sexóloga e investigadora Valérie Tasso, autora da obra "Diário de uma Ninfomaníaca", adaptada a filme em 2008, que irá assegurar a palestra “A Sexualidade humana acabará por tornar-se num algoritmo?”.
O espaço terá ainda disponíveis várias experiências imersivas, baseadas em tecnologias como a Inteligência Artificial ou o 5G, que permitirão aos visitantes interagir com um robot humanóide, fotografar-se com hologramas de personagens históricos, criar o próprio holograma, ou descobrir como serão os alimentos do futuro que prometem responder à necessidade de alimentar mais de 8.000 milhões de pessoas em 2050. Os mais valentes poderão provar alguns destes alimentos como insetos desidratados ou gomas iguais às que os astronautas comem no espaço.
O evento “HOMO CURIOSUS” vai ser ainda palco de experiências de realidade virtual assente em 5G. Numa parceria entre a NOS e a AMC, os visitantes terão oportunidade de experimentar conteúdos imersivos e saber mais sobre Ciência e História de forma interativa e totalmente imersiva em 360º.
Entre as onze propostas de documentários exibidos durante o evento, destaque para os multipremiados “Afogados em Plástico”, que acompanha a bióloga Liz Bonnin e uma equipa de cientistas numa viagem para descobrir o verdadeiro perigo do plástico nos oceanos e “Porque Ignoramos as Alterações Climáticas?”, um trabalho revelador que explica a negligência da Humanidade relativamente à crise ambiental em curso.
Dirigido a todos os públicos e com entrada gratuita, o “HOMO CURIOSUS” celebra a curiosidade inerente ao ser humano, revelando a sua importância no avanço da Humanidade.