Abordar diversa expressões artísticas para públicos diversos
Manuel de Oliveira, com o concerto Entre-Lugar, Dany Silva e a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo sobem ao palco do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal em setembro.
«Com uma programação que abrange diversas expressões artísticas, destinada a públicos diversos, os espetáculos no Auditório Municipal permitem o contacto com diferentes sensibilidades e abordagens artísticas, além de contribuírem, em muitas situações, para uma reflexão e consciencialização relativamente a valores que entendemos como relevantes, nomeadamente a democracia, a liberdade, a luta contra as desigualdades e ainda a afirmação do pleno exercício da cidadania», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.
No dia 9 de setembro (sábado), às 21.30 horas, Manuel de Oliveira, conhecido como «o guitarrista ibérico», apresenta Entre-Lugar. Com um vasto percurso internacional, é um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos. Do seu currículo destaca-se a edição internacional do álbum «Amarte» e a presença em alguns dos mais importantes festivais europeus – Emociona Jazz!! (Espanha) e Couleurs Jazz (França), ao lado de nomes como Brad Mehldau, Chick Corea, Mike Stern e Richard Galliano, entre muitos outros, sem esquecer, por exemplo, que concebeu Os Nossos Afetos, espetáculo da cerimónia de abertura da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, com Cristina Branco, Chico César e Rão Kyao.
Dany Silva sobe ao palco do Auditório Municipal a 16 de setembro, às 21.30 horas. Músico, cantor e compositor cabo-verdiano, nascido na Cidade da Praia em Santiago, Dany Silva vive há muito no Seixal. É um dos pioneiros da chamada música lusófona. As suas músicas fazem parte do nosso imaginário coletivo, e a sua influência alarga-se à nova geração de músicos.
A 23 de setembro, também às 21.30 horas, decorre o espetáculo com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Fundada em 1998 por Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, foi criada como uma companhia de repertório original, na linha técnica e estética do Ballet Gulbenkian. Até ao presente, estreou mais de oitenta obras. Desde a sua fundação tem atuado não só por todo o país, mas também na programação de vários teatros internacionais, como Brasil; Itália; Espanha; Áustria; Alemanha; Luxemburgo; EUA; China; Israel; Holanda e Coreia do Sul.
Os ingressos têm o valor de 6 euros (com descontos de 50% para munícipes, jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal).
Além destes espetáculos em setembro e do Festival Internacional SeixalJazz, de 12 a 21 de outubro, são várias as iniciativas que compõem o programa do Auditório Municipal até ao final do ano. O filme-concerto «As Aventuras do Príncipe Achmed», por Space Ensemble, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Música, o Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental, o concerto pelos Monda, as peças de teatro «Por Todas as Medeias», pelo Teatro das Beiras, e «Romeu e Julieta», pelo Teatro da Terra, o espetáculo de dança A Coleção do Meu Pai, de Cláudia Dias, no âmbito das Comemorações do 187.º Aniversário do Concelho do Seixal, o 40.º Festival de Teatro do Seixal, os concertos com Club Makumba e Gospel Collective integram a programação até ao final do ano.
Destaque ainda para as Comemorações dos 30 Anos do Fórum Cultural do Seixal, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, com a seguinte programação: Cineclube Seixal – projeção das curtas-metragens do projeto, pelas Rugas – Associação Cultural, Concerto Pedagógico de Jazz, por Isabel Rato Quinteto, concerto com Nuno Silva Trio, concerto para crianças com B Fachada e cine-concerto ao piano, com Filipe Raposo.