15.6.21

CRATO: Exposição “Fios de Arte”

O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa inaugurou no dia 9 de junho a exposição “Fios de Arte” de Jorge Marquez, que ficará patente até o dia 31 de agosto com entrada gratuita.
Jorge Marques, nascido em Lisboa, manipula a técnica de pintura em diversos materiais como pastel, óleo, aguarela e aerografia. Como artista plástico expôs na Câmara Municipal de Sintra e de Serpa, Galeria Pôr do Sol, em Sesimbra, Átrio da Entrada Principal Secretaria Geral do Ministério dos Transportes e Obras Públicas, Casa do Alentejo, Groupama, entre outros. Foi também convidado a expor em França, Suíça, Itália e Espanha. Fado pintado foi um dos projetos que realizou, pintar o fado, as suas vertentes humana, urbana, artística e histórica, recorrendo a imagem de autores, cantores, guitarristas, ruas, lugares e objetos.
Participou como aderecista no Teatro, Expo de Sevilha, nas Marchas Populares de Lisboa, a Triologia “Guerra das Estrelas”. Em 2008, foi convidado para personalizar motores de automóveis antigos, que fazem parte da atual coleção exposta ao público do Museu Automobilístico de Málaga, em Espanha.
Está atualmente a criar várias esculturas com o princípio da filigrana, para fundar um Museu de Arte Viva, onde possa ter as suas esculturas e pinturas e trabalhar ao vivo para que os visitantes possam acompanhar a execução de uma peça.
Respeitando as normas da Direção Geral de Saúde relativamente à desinfeção das mãos, uso de máscara e distanciamento social, a exposição poderá ser visitada de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h as 12:30h e das 14:30h às 17:30h.