11.5.18

MARVÃO: Município promove IX Quinzena Gastronómica do Bacalhau

O Município promove, de 13 a 27 de maio, a nona Quinzena Gastronómica do Bacalhau, com o objetivo de promover Marvão enquanto destino gastronómico de eleição, promover os seus produtos endógenos e atrair mais visitantes.
Ao longo destes quinze dias, os menus dos restaurantes aderentes vão apresentar pratos genuínos da nossa gastronomia, com o bacalhau como ingrediente principal. Este ano, a iniciativa conta com catorze restaurantes aderentes.

O denominador comum de todas as Quinzenas Gastronómicas, promovidas pela autarquia, é o respeito pelas tradições culinárias marvanenses, a aplicação dos preceitos da dieta mediterrânica portuguesa e o uso preferencial de produtos locais, seja na confeção dos pratos, seja a acompanhá-los.
Açorda de bacalhau, sopa de batata com bacalhau, bacalhau dourado, bacalhau assado na brasa com legumes e azeite da torra, favas com bacalhau, pataniscas de bacalhau com arroz de tomate, lombo de bacalhau com batata e pimentos, cataplana de bacalhau com gambas, bacalhau confitado com gambas, ou tiborna de bacalhau, são alguns dos pratos que se podem degustar, de 13 a 27 de maio, nos restaurantes aderentes do concelho de Marvão.