8.7.17

Os 200 Anos da Invenção da bicicleta, uma exposição a visitar em Abrantes

Entre 06 de Julho e 31 de Agosto, a Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, acolhe uma exposição que evoca os 200 Anos da invenção da bicicleta.
Muitos países reivindicam a invenção da bicicleta, mas hoje considera-se que ela resulta de vários contributos e há consenso em torno do alemão Karl Drais como seu inventor.
Dois séculos depois, muitos países estão a olhar para a bicicleta como parte da resposta aos problemas da mobilidade e da dependência de meios de transporte que contribuem para o aquecimento global e para as alterações climáticas.
A biblioteca está a convidar todos os praticantes dos vários modelos de bicicletas para uma concentração junto ao edifício do Convento de S. Domingos, dia 08 de Julho, pelas 09:30, seguida de visita à exposição e de uma conferência subordinada ao tema "Rede Nacional de Cicloturismo - viagens em modo “slow travel", por Paulo Guerra dos Santos, pelas 10:30.
“Licenciado em Engenharia Civil no ramo de Estradas, fundador e coordenador do projecto Ecovias de Portugal, Paulo Guerra dos Santos lançou o primeiro guia turístico, em formato digital e em inglês, para promover o turismo em bicicleta e dar a conhecer 870 quilómetros de percursos clicáveis ao longo da costa atlântica portuguesa.”, lê-se na nota de imprensa
É frequentemente convidado para ser orador em painéis sobre mobilidade, abordando temas como a bicicleta como veículo de deslocação nas cidades; como ferramenta de trabalho ou como charneira de gestão do território e potenciação dos caminhos públicos.
A exposição pode ser visitada no horário de segunda a sexta entre as 09:30 e as 13:00 ou entre as 14:30 e as 18:00.