8.7.17

ATLETISMO: Torneio de Encerramento de Pista da AADP




Num Final de tarde, onde até o vento que soprou de forma intensa durante toda a manhã do dia 01 de julho de 2017 acalmou, permitindo condições ótimas para a prática do atletismo, reuniram-se na pista de atletismo do estádio Prof Eduardo Sousa Lima em Portalegre 71 atletas para competir no torneio de encerramento de Pista – “Convive com o Atletismo”.
O ambiente era familiar e festivo mas ao mesmo tempo bastante competitivo e profissional, foi assim que decorreram as diversas competições do torneio organizado pela Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, permitindo que o público que coloriu as bancadas, assistisse ao estabelecer de novos recordes pessoais de alguns atletas como foi o caso do atleta Luis Gonçalves do Sporting Clube de Portugal, que melhorou a sua marca pessoal nos 100 metros e também Bruno Paixão atleta Portalegrense mas filiado na Associação de Beja bateu o recorde dessa mesma associação na prova dos 10.000 metros.
Aliado aos recordes pessoais, foi também dia de estabelecer recordes nacionais, com a colaboração de todos os clubes presentes, concretizou-se o objectivo de realizar a prova de 10.000 metros mais participada do ano, em Portugal contando com um total de 39 participantes. Não menos importante foi a competição de 1000 metros que fazendo jus ao lema de um atletismo para todos juntou os atletas da Cerci Portalegre que participaram com enorme dedicação e felicidade.
Na prova mais longa da competição e por muitos considerada a prova rainha do torneio, os 10.000 metros, sagrou-se vencedor o atleta Bruno Paixão do BAC com o tempo de 30.11, seguido de Tiago Valério do ACP e de Vítor Cordeiro do EDV-Viana Trail.
Já nas femininas foi vencedora a atleta Vitorina Mourato do ACP com 46.05, seguida por Helena Ceia e Rute Ferreira respetivamente.
O evento da AADP foi apadrinhado pelo ex atleta internacional Português Paulo Guerra, que numas breves palavras que proferiu após a cerimónia de abertura do torneio, onde desfilaram pela pista todos os clubes e atletas presentes na competição disse: “Estar extremamente satisfeito por puder contribuir para o crescimento da modalidade neste nosso Alentejo, elogiando também a capacidade da direção da AADP em reunir um leque tão grande e tão multigeracional de participantes.”
A presidente da direção Sara Madeira, numa breve alocução também no decorrer da cerimónia de abertura, mostrou-se satisfeita por todos os clubes estarem a corresponder as dinâmicas criadas na AADP, que visam trazer os atletas até as pistas de atletismo do distrito de Portalegre, realçando o facto de existirem neste momento três pistas sem prática de atletismo de uma forma regular, uma cidade de Ponte de Sôr, na vila de Fronteira e na vila de Castelo de Vide, garantindo também que tudo fará em conjunto com os clubes e autarquias dessas mesmas localidades para devolver o atletismo às pistas referidas pistas.
A presidente aproveitou também a ocasião para anunciar a todos o regresso da gala de entrega de prémios da AADP que se irá realizar no dia 09 de Dezembro de 2017, ficando em aberto a localidade onde se irá realizar.
A Associação de Atletismo de Portalegre agradece ao Município de Portalegre, à União de Juntas de Freguesia da Sé e S. Lourenço, à delegação regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, ao Centro Vicentino da Serra e demais patrocinadores privados, que permitiram que este evento se realizasse.
Para conferir os restantes resultados da competição consulte o link: http://www.aadp.pt/2016_17/Resultados/Torneio%20Encerramento.pdf