6.5.17

Curso de Formação de Animadores de Campos de Férias em Elvas

A Associação para a Promoção Cultural da Criança, em parceria com a ARKUS - Associação Juvenil e com o IPDJ Alentejo, vai realizar um Curso de Formação de Animadores de Campos de Férias em Elvas.
Duração: Duração total de 56 horas.
Enquadramento
Os Campos de Férias têm um inegável valor educativo porque proporcionam às crianças e aos jovens vivências, experiências e espaços capazes de contribuírem para a aquisição e consolidação de competências individuais e sociais. Competências associadas à promoção de um conjunto de valores sociais e humanos, dos quais se destacam a igualdade de oportunidades, a solidariedade, a cooperação, a coesão social, a valorização das diferenças, a cidadania ativa e a democracia participativa.
Os princípios que orientam as atividades de animação de Campos de Férias são:
1. Não se faz por fazer. As atividades são meios para atingir objetivos e não fins em si mesmos;
2. Não se faz para, faz-se com. As crianças e jovens são atores e não consumidores das atividades, o que pressupõe a sua implicação ativa;
3. Não se faz de qualquer forma: mais do que resultados, são cruciais os processos que nos permitem alcançá-los.
Este curso pretende dotar os formandos de competências específicas para a animação de Campos de Férias, dada a sua importância fulcral para a educação e desenvolvimento de crianças e jovens.
Objetivos gerais
Este curso, composto por vários módulos, tem por objetivo proporcionar uma formação-base para o desempenho da função de animador de campos de férias.
Objetivos específicos
Após o final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
 Identificar o enquadramento histórico e legal relativa a campos de férias;
 Identificar as principais tipologias, atividades e espaços de campos de férias;
 Descrever o papel da equipa pedagógica na animação de campos de férias;
 Definir os principais aspetos relativos à organização logística e dos tempos de um campo de férias;
 Enumerar os princípios de prevenção de acidentes em centros de férias;
 Identificar os principais cuidados de higiene a ter em campos de férias;
 Descrever os principais aspetos relativos aos primeiros socorros em contexto de campos de férias;
 Enumerar as patologias e medicamentos mais relevantes e frequentes em campos de férias;
 Definir os conceitos de moral, regra e grupo;
 Definir os conceitos de papel social, estatuto e atitude;
 Identificar os principais aspetos relativos ao desenvolvimento psicológico de crianças e jovens, aplicados ao contexto de campos de férias;
 Identificar os principais aspetos relativos ao desenvolvimento motor de crianças e jovens, aplicados ao contexto de campos de férias;
 Definir a importância do desporto enquanto método de animação de grupos em contexto de campo de férias;
 Desenvolver atividades desportivas em contexto de campos de férias;
 Desenvolver atividades de tempos livres e jogos em contexto de campo de férias;
 Criar atividades de exploração do meio, em contexto de campo de férias;
 Descrever os princípios de educação ambiental em campos de férias;
 Desenvolver jogos de apresentação e de confiança, como técnicas de animação de grupos em campos de férias;
 Realizar atividades de expressão dramática que trabalhem a respiração, a concentração, o relaxamento, o equilíbrio e a expressão corporal;
 Construir objectos com materiais recicláveis (ex; chapéus, máscaras, entre outros);
 Definir o conceito de animação, seus fundamentos e técnicas;
 Descrever o papel do animador de campos de férias;
 Enumerar os principais estilos de condução de grupos.
Destinatários
Formandos, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam realizar funções de Animador em atividades de Campos de Férias, abertos e fechados, para crianças e jovens.
Metodologia de formação
Serão privilegiados os métodos expositivo, ativo e interrogativo, através da realização de atividades em grupo, como discussões e análises de casos, role-playings de simulação e trabalhos em grupo.
Metodologia de avaliação
Serão realizados exercícios práticos e em grupo.
Modalidade de formação e forma de organização
Formação inicial, realizada presencialmente.
Espaços e requisitos logísticos
Formação realizada em sala, em instalações que cumprem os seguintes requisitos:
 Boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolamento de ruídos perturbadores ao bom funcionamento;
 Mobiliário confortável e adequado aos formadores e formandos;
 Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de trabalhos e atividades em grupo;
 Espaço apoiado por instalações sanitárias adequadas e localizadas de forma a não perturbar o bom funcionamento da formação;
 Local de fácil acesso;
 Espaços cuja limpeza é feita com regularidade.
Recursos materiais e pedagógicos
Serão utilizados nesta formação os seguintes materiais: exercícios pedagógicos, folhas de papel, cartolinas, canetas e marcadores, computador, vídeo-projetor, tela para projeção audiovisual, quadro branco, canetas para quadro branco, entre outros.
Conteúdos


1. Organização e Funcionamento de um Campo de Férias (6 horas)
 Enquadramento histórico e legal
 Tipologia, atividades e espaços
 A equipa pedagógica
Organização logística e dos tempos de um campo de férias
2. Prevenção de Acidentes (4 horas)
 Centro de férias e atividades
 Cuidados de higiene
 Saúde, medicamentos e patologias
 Primeiros socorros
3. Psicopedagogia de Grupos (6 horas)
 Noções de Moral, Regra, Grupo
 Estatutos e papéis sociais, atitudes
 Desenvolvimento psicológico
 Análise de casos
4. Atividades Lúdicas e Desportivas (8 horas)
 Desenvolvimento motor
 Atividades desportivas
 O desporto enquanto método
 Tempos livres e jogos
5. Atividades de Exploração do Meio e Educação Ambiental (8 horas)
 Atividades de exploração do meio
 Jogos: peddy-paper, caça ao tesouro, jogo de pistas
 Orientação (com plantas e croquis, com bússola, com cartas e bússola)
 Educação ambiental em campos de férias
6. Expressão Dramática (8 horas)
 Jogos de apresentação e de confiança
 Respiração / concentração / relaxamento / equilíbrio
 Expressão corporal
 Jogos dramáticos
7. Expressão Plástica (8 horas)
 Construção de objectos com materiais recicláveis (chapéus, máscaras, estruturas, adereços...)
8. Animação de um Campo de Férias (8 horas)
 O conceito de Animação, fundamentos e técnicas
 O animador de campos de férias
 Estilos de condução de grupos
Análise de casos